publicidade
09 de julho de 2012 • 11h24 • atualizado às 18h06

Windows 8 será lançado oficialmente no fim de outubro

Executiva anunciou que versão final estará disponível para fabricantes em agosto
Foto: Microsoft / Reprodução
 

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira que os primeiros PCs rodando a nova versão do Windows chegarão às lojas no fim de outubro. A companhia afirmou que lançará a cópia final do Windows 8 para os fabricantes (conhecida como "Release to Manufacturing") na primeira semana de agosto. As informações são do site The Verge.

O anúncio foi feito pela vice-presidente corporativa para Windows, Tami Reller, durante uma conferência para parceiros da empresa, que acontece no Canadá. A executiva afirmou que a Microsoft está "no caminho certo" para lançar a versão final do sistema operacional. Ela também afirmou que o Windows 8 estará disponível em 109 idiomas e será lançado em 231 mercados.

O novo sistema operacional da Microsoft ainda permitirá ao usuário armazenar e compartilhar informações entre vários dispositivos, graças ao serviço em nuvem SkyDrive, funcionalidade já oferecida pelas concorrentes Apple e Google.

A empresa lançou no fim de maio a versão Release Preview do Windows 8, uma última versão de teste do novo sistema operacional antes do lançamento oficial, que marca a maior reforma do sistema operacional da companhia desde o Windows 7.

O novo Windows terá uma versão otimizada para aparelhos com tela touchscreen. No mês passado, a Microsoft apresentou em Los Angeles a própria linha de tablets rodando o sistema, na tentativa de competir com a Apple e reinventar o Windows.

A linha Surface tem um tablet para disputar mercado com o iPad e outro para competir com laptops de menor porte. Ambos incluem um teclado retrátil e usam o sistema operacional Windows 8.

Durante o evento, a executiva divulgou informações sobre o Windows 7. Segundo ela, o sistema operacional é o mais vendido da história, com 630 milhões de licenças comercializadas até hoje. Ela afirmou também que mais da metade dos computadores corporativos rodam Windows 7 atualmente.

Terra