2 eventos ao vivo

Conheça três programas para limpar e otimizar o seu PC

Ao longo do tempo, o computador acumula lixo e programas que não são mais usados. Saiba como eliminá-los com segurança

20 ago 2014
08h00
  • separator
  • comentários

Ao longo dos anos, o usuário instala e desinstala diversos programas. Porém, mesmo desinstalados, alguns aplicativos deixam rastros de utilização que ocupam espaço no computador.

<p>Excesso de programas pode sobrecarregar o computador e deixá-lo mais lento</p>
Excesso de programas pode sobrecarregar o computador e deixá-lo mais lento
Foto: iStock

Para apagar de vez esses arquivos e fazer uma faxina geral sem comprometer o seu computador, o cientista da computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Adinovam Pimenta selecionou três programas. Escolha o mais indicado no seu caso.

Upgrade é opção econômica para aumentar velocidade do PC

Saiba os mitos e verdades sobre o desempenho do computador

CCleaner
O CCleaner é um programa que apaga arquivos desnecessários armazenados no computador. O principal objetivo é acabar com arquivos temporários, cache, históricos de navegação etc..

Quando acionado, se o aplicativo encontrar alguma “sujeira”, ele oferece ao usuário uma opção de apagar esse arquivo, deixando o sistema operacional mais rápido e produtivo.

O programa ainda possui um “desinstalador” que encaminha o usuário para a desinstalação padrão do computador. Após isso ele oferece uma ferramenta para limpar os registros.

O CCleaner é gratuito, porém possui uma versão paga que fornece ferramentas a mais.

nCleaner
Além de apagar arquivos desnecessários que foram gerados por navegadores, ou que estão na lixeira, o nCleaner identifica programas instalados e que não são utilizados. Da mesma forma que o CCleaner, ele dá como opção ao usuário a remoção desses programas permitindo, assim, desocupar espaço no disco.

O aplicativo também apaga arquivos temporários gerados por diversos programas e que não são mais úteis. “Em alguns casos, esses arquivos são heranças de programas que foram desinstalados, mas não foram removidos”, explica Adinovam.

O nCleaner ainda possui uma aba que permite ao usuário visualizar todos os programas que estão sendo iniciados juntamente com o Windows quando o computador é ligado. “Basta que o usuário selecione os programas que ele quer que continuem abrindo sozinhos, e os que ele quer que não abra junto à inicialização”, comenta Adinovam.

O programa é gratuito.

Wise Disk Cleaner
O Wise Disk Cleaner é um programa gratuito que realiza a otimização do computador de três formas. Na função básica, ele elimina arquivos temporários de navegação, reprodução de músicas e vídeos e do próprio Windows. No modo intermediário, busca arquivos com as mesmas funções da opção anterior, porém que são mais difíceis de detectar e reconhecer. Na terceira categoria, ele procura vestígios de programas de instalação do Windows e componentes de outros programas que não são mais necessários e os exclui.

“O diferencial deste programa é que ele traz um desfragmentador de disco”, explica Adinovam. “Conforme vamos usando o computador, as informações tendem a ficarem espalhadas pelo disco, ou seja, uma parte do seu arquivo de trabalho está no início do disco, outra no meio e outra no final. Isso faz com que o sistema operacional gaste mais tempo para abri-lo”, conclui.

Para melhorar o desempenho, o Wise Disk Cleaner oferece um desfragmentador de disco que identifica os arquivos fragmentados e os salva de forma agrupada e sequencial, a fim de melhorar o desempenho.

 

Fonte: Cross Content
  • separator
  • comentários
publicidade