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Novidade reúne funções de ar-condicionado à tela de cinema

13 set 2012 - 07h53
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Para decorar a sala, um eletroeletrônico ecologicamente correto que funciona como separador de ambientes, refrigerador, odorizador, ar-condicionado, visualizador de vídeos, fotos e filmes, além de permitir o acesso à internet. O Twilight, produto tudo-em-um projetado por alunos do curso de Design de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), tem aparência futurística e foi pensado para ser uma das figuras centrais na sala de estar da casa.

Com design futurístico, Twilight pode servir como separador de ambientes
Com design futurístico, Twilight pode servir como separador de ambientes
Foto: Rogério de Souza / Divulgação

Além das múltiplas funções, uma das novidades do produto é a interatividade com o usuário. Com o controle remoto, é possível navegar por sites, usar aplicativos de iPhone, rodar imagens ou vídeos que estão no pendrive ou via wireless, controlar a temperatura do ar e até aromatizar a sala. Para transformar o cômodo da casa em uma pequena sala de cinema, o Twilight tem um painel de exibição de imagens coberto por uma superfície de OLED - tecnologia que oferece uma tela muito fina, leve e mais barata, para visualizar imagens fixas ou em movimento.

"A gente conseguiu, através do Twilight, associar um produto que já existe - um condicionador de ar - a outros atributos que lhe deram mais valor. Assim, ele não vai ficar jogado no canto da sala para a decoradora querer escondê-lo. Por meio do contato do usuário com o produto, a gente pensou em fazer com que haja um certo prazer na interação", explica Camila Fortes de Figueiredo, uma das idealizadoras do aparelho, ao lado dos colegas Renan Oliveira, Camila Possato, Sarah Carvalho e Walter Batista - todos já formados.

O projeto

A superfície da tela tem 2,6m x 1,57m e foi projetada para agradar um público-alvo específico: a Geração G, preocupada com a origem ecofriendly da mercadoria e acostumada a viver em um contexto no qual a visão é estimulada o dia inteiro com imagens. "Tivemos a preocupação com a sustentabilidade porque era importante contemplar o futuro no projeto", diz Camila. Para isso, o material do Twilight é biodegradável, composto à base de fibras naturais que ajudam na hora do descarte. A ligação com o meio ambiente é uma das questões centrais. "A ideia é convidar a natureza para dentro da casa. O Twilight pode oferecer uma brisa ou um cheiro de capim-cidreira, para proporcionar um ambiente mais próximo da natureza e mais distante da vida urbana", explica a designer.

Pensado especialmente para o Prêmio Inova Whirlpool de 2009, o Twilight venceu a edição de 2009 e teve a patente comprada, em março de 2011, pela empresa promotora do concurso - fabricante de produtos da Brastemp e da Consul. Camila conta que o prêmio pelo primeiro lugar foi de R$ 10 mil, porém não sabe precisar a porcentagem de participação nos lucros do produto, caso seja comercializado. Ela também não sabe estipular uma projeção de preço, já que os então universitários entraram apenas com a ideia da iniciativa na época. No entanto, ela ressalta a viabilidade comercial. "Quando criamos o projeto, procuramos nos informar sobre os materiais, para que o Twilight tivesse chance de acontecer", afirma.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
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