PUBLICIDADE

Carros testam tecnologia anticolisão nos EUA

10 out 2012 - 08h13
Compartilhar

O futuro da indústria automotiva pode estar na tecnologia wi-fi. Pelo menos é nisso que está apostando o Instituto de Pesquisa em Transporte da Universidade de Michigan (UMTRI). Em agosto, o instituto começou a testar uma tecnologia anticolisão wireless em 3 mil carros na cidade de Ann Arbor, no estado de Michigan, Estados Unidos. O projeto, chamado Safety Pilot Model Deployment (algo como "modelo de piloto de segurança"), é o maior estudo de carros conectados - ou

A tecnologia de transmissão de dados via wi-fi pode evitar acidentes
A tecnologia de transmissão de dados via wi-fi pode evitar acidentes
Foto: Shutterstock
smart cars

, como estão sendo chamados - já feito.

Com o objetivo de evitar acidentes, o UMTRI instalou nos 3 mil automóveis de voluntários dispositivos de comunicação entre veículos que transmitem e recebem informações de velocidade, localidade e direção. Assim, motoristas são alertados de possíveis colisões por mensagens de áudio. Uma câmera foi instalada nos carros para filmar como os motoristas reagem aos alertas, para que os pesquisadores possam analisar as imagens posteriormente.

A pesquisa é uma parceria do Instituto com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos, que investiu US$ 22 milhões na ação. O primeiro período de testes durará um ano, mas o programa completo se estenderá por 30 meses. Os resultados do projeto ficarão disponíveis para que a indústria dos transportes use os dados para o desenvolvimento de outros projetos de segurança automotiva, mobilidade e sustentabilidade.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade