PUBLICIDADE

SEO: como deixar seu site melhor ranqueado no Google

17 out 2012 - 08h27
Compartilhar

Do grande aglomerado de sites que resultam de uma busca no Google, sempre há um endereço que aparece no topo da lista. Mas como aquele site específico foi parar lá? A atividade de "puxar" um website para cima na lista de resultados é chamada de SEO (

Figurar dentre os primeiros resultados no Google é importante para os negócios das empresas que possuem sites
Figurar dentre os primeiros resultados no Google é importante para os negócios das empresas que possuem sites
Foto: Shutterstock
Search Engine Optimization

, "otimização para buscadores", em português), e é um serviço oferecido por empresas especializadas para quem quer fazer seu site vencer a corrida dos buscadores.

"Não existe uma fórmula certa. Se existisse, estaríamos todos no topo", brinca Fábio Laba Moreira, diretor da empresa de criação e gerenciamento de sites Labasoft. "Quando o internauta vê um site, ele vê as imagens, o menu, as informações visuais. Mas quando o Google vê, o que acontece é um diálogo entre sistemas, o buscador lê o código que foi escrito internamente no site", explica ele. Assim, o SEO cria uma estrutura para que os serviços de busca consigam entender melhor o site do cliente.

Repetição de termos ajuda a "subir" o site

Moreira afirma que a repetição de palavras e expressões no conteúdo do site ajuda a deixar o portal melhor indexado nas buscas. O site de uma creche na Tijuca, no Rio de Janeiro, por exemplo, deve ter as palavras pelas quais gostaria de ser identificado espalhadas pelo site, como "creche", "Tijuca" e "educação infantil". A localização dos termos também tem relevância: se as palavras estiverem no nome do site ou nos títulos dos posts, e não apenas no conteúdo, maior as chances do endereço subir na lista do Google.

O código HTML também faz diferença. No código do site deve haver palavras chaves, tags, descrição e título da página. "Para saber se um portal usa um serviço de SEO, é só ver o código da fonte, checar se ele foi bem estruturado", afirma Moreira.

Valorize o uso de palavras, não apenas imagens

Outra dica é priorizar as palavras, e não as imagens, na construção do site. Se o dono do site optar, por exemplo, em fazer um menu com fotos, o Google não conseguirá entender o significado da imagem. É preciso colocar uma descrição da imagem no código HTML, para que o serviço de busca possa lê-la e indexá-la.

A valorização das palavras também facilita a repetição dos termos. "Se você tem um site de um restaurante, não coloque só uma foto do cardápio", aconselha Moreira. "Escreva as opções, faça pequenas descrições dos pratos". Assim, o dono do site consegue aumentar o fluxo de palavras que podem levar ao endereço.

Conteúdo ainda é o mais importante

As técnicas de SEO não fazem milagre. O conteúdo do site ainda é a parte mais fundamental e decisiva do seu ranqueamento nos serviços de busca. "Se os internautas entrarem em um site e ficarem pouco tempo, não clicarem em nada, o Google entende isso como uma rejeição", Moreira informa. Quanto maior a rejeição, menor é a chance de que o site consiga figurar entre os primeiros resultados da busca. "Então, o SEO é um trabalho sem fim de produção e otimização de conteúdo", afirma.

O investimento em conteúdo no site nunca será desperdiçado: em textos sobre o assunto que o portal se propõe, as palavras e tags necessárias para o ranqueamento no Google se repetirão naturalmente. "Aposte em conteúdos eficientes na internet, que deem informação ao cliente, que o levem de um link para o outro", o diretor aconselha.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade