PUBLICIDADE

Cúpula com 4D simula empreendimento imobiliário

29 out 2012 - 08h26
Compartilhar

Uma grande cúpula com oito metros de altura e 16 metros de diâmetro, equipada com tecnologia de projeção mapeada, foi instalada na zona sul de São Paulo como parte da ação de divulgação de um empreendimento imobiliário na cidade. Dentro do local, os visitantes percorrem restaurantes, parques, playgrounds, teatros e prédios comerciais e residenciais sem sair do lugar. O parque é recriado em 360 graus por meio de realidade virtual.

Cúpula foi criada para simular passeio em empreendimento imobiliário ainda não construído
Cúpula foi criada para simular passeio em empreendimento imobiliário ainda não construído
Foto: Odebrecht Realizações / Divulgação

Inspirado pela apresentação do músico Roger Waters, ex-integrante do Pink Floyd, em São Paulo, o diretor de incorporação da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), Saulo Nunes, buscou meios de empregar a mesma técnica de projeção mapeada utilizada no show para divulgar o empreendimento Parque da Cidade. Em parceria com a empresa Volcano Hotmind, a cúpula foi construída para recriar ilusões em 3D, reproduzindo como seria a visão do empreendimento desde um helicóptero ou da beira da calçada.

A experiência ainda conta com elementos sensoriais em 4D, como movimentos do solo e jatos de CO2 (gás carbônico) para simular vento. "O piso treme, ou voa um monte de papel quando passa pela banca de jornal", descreve um dos sócios e produtores da Volcano, Giancarlo Barone. As imagens são projetadas em um vídeo com duração de aproximadamente cinco minutos.

28 projetores cobrem a superfície da cúpula

Para cobrir toda a superfície da cúpula, foram utilizados 28 projetores de alta definição importados dos Estados Unidos. Segundo Luiz Evandro, também sócio e produtor da Volcano, é a primeira vez no Brasil que um grande número desses equipamentos é empregado numa simulação desse tipo. O resultado é uma projeção que impede detectar a origem das imagens, provocando a imersão total dos participantes. "Por mais que mostrasse maquete, imagens, não se conseguiria alcançar essa experiência", destaca Nunes.

A execução do projeto, desde a concepção do espaço até a adequação do software que uniria as imagens e a produção do conteúdo, durou cerca de três meses. Foram utilizados diversos programas para montar o vídeo. A tecnologia da projeção em cúpula é de Barcelona, na Espanha. "Queríamos preservar a ilusão de que a pessoa está no centro de um círculo. O som também foi concebido espacialmente, dirigindo a atenção do espectador", explica.

O empreendimento Parque da Cidade, complexo de aproximadamente 80 mil metros quadrados, deve começar a ser construído nos próximos meses na zona sul da capital paulista, com previsão de finalização em 2020. Já o simulador deve funcionar até metade de dezembro deste ano.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade