PUBLICIDADE

Bienal de SP oferece audioguia e aplicativo aos visitantes

3 dez 2012 - 08h06
Compartilhar

Para acompanhar as obras dos 111 artistas da 30ª Bienal de São Paulo, a fundação que administra a exposição oferece soluções digitais que podem ser acessadas de qualquer lugar, inclusive do próprio local da exposição. As iniciativas englobam um audioguia, que orienta e instrui os visitantes pela mostra, e um aplicativo, que permite o compartilhamento das obras favoritas e a criação de uma coleção personalizada pelo usuário.

Visitante pode obter detalhes de obras e artistas da 30ª Bienal de São Paulo em audioguia
Visitante pode obter detalhes de obras e artistas da 30ª Bienal de São Paulo em audioguia
Foto: Fundação Bienal de São Paulo / Divulgação

Narrado pelo curador da Bienal, o escritor, historiador da arte e poeta venezuelano Luis Pérez-Oramas, o audioguia disponibiliza nove áudios de aproximadamente quatro minutos cada, com conceitos de algumas das obras que integram a exposição. A ferramenta pode ser acessada pelo telefone, pelo smartphone ou pelo site da 30ª Bienal, e tem versões em português e inglês. No telefone convencional, o usuário deve ligar para o portal da Oi (11) 8080.3300 e digitar o código do áudio desejado - o custo é de uma ligação para celular, conforme o plano da operadora.

No site www.30bienal.org.br, o usuário pode baixar gratuitamente os arquivos de áudio e ouvir no celular ou um dispositivo que toque mp3. Os áudios também estão disponíveis no iTunes - a busca é pelo termo audioguia#30bienal. Para quem deseja fazer uma visitação guiada com o auxílio dos áudios, basta carregar um smartphone ou tablet. Placas de sinalização com QR codes estão espalhadas pela exposição, e, com um aplicativo decodificador, o visitante desbloqueia o arquivo. Sem desviar a atenção da obra, ele pode colocar os fones de ouvido e escutar a história e os conceitos que inspiraram o artista e sua criação.

Para dispositivos mobile, o aplicativo #30Bienal seLecTed exibe informações especiais e a programação da Bienal. A ferramenta, desenvolvida em HTML5, organiza as informações em três níveis, conforme a temática da exposição, A iminência das poéticas: cosmo, com dados de artistas e suas obras; macrocosmo, com treze constelações organizadas pelo curador; metacosmo, com críticas e conteúdo produzido pela revista seLecT (que concebeu o aplicativo, com patrocínio da Bloomberg). O visitante pode visualizar as obras, criar sua própira seleção de favoritas e compartilhá-la com outros usuários. O acesso deve ser feito pelo endereço http://selected.30bienal.org.br e está disponível para todos os modelos de smartphones e tablets.

A 30ª edição da Bienal de São Paulo está aberta à visitação de 7 de setembro a 9 de dezembro de 2012, no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. A mostra está aberta quartas e sextas das 9h às 22h e, nos outros dias (incluindo feriados), das 9h às 19h - exceto às segundas, quando a exposição fica fechada para visitação.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade