PUBLICIDADE

Saiba como melhorar a performance do seu computador

Ampliação da memória, troca da placa de vídeo e a substituição do disco rígido por SSD podem aumentar a velocidade da máquina

22 set 2014 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Usando SSD as páginas da internet passarão a carregar mais rápido</p>
Usando SSD as páginas da internet passarão a carregar mais rápido
Foto: Kingston / Divulgação

Nem sempre é necessário trocar a máquina inteira quando ela está com problemas de desempenho ou travando. Muitas vezes, apenas a mudança de um componente acelera a velocidade e melhora a performance da máquina.

Porém, é preciso verificar o que precisa ser melhorado antes de sair comprando peças por aí. O usuário não pode achar o que deve ser melhorado em um computador sem antes avaliar qual será o uso final dele.

“Considerando o usuário comum, o ideal é buscar uma harmonia entre os componentes do computador”, sugere Thiago Ribeiro Claro, coordenador do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Centro Universitário Senac. “Não adianta um processador muito poderoso se ele estiver acompanhado de pouca memória, placa-mãe ou HD inferiores a ele.”

Upgrade é opção econômica para aumentar velocidade do PC

Saiba quanto tempo você ganha com um drive SSD no computador

Conheça alguns itens para saber o que precisa ser aperfeiçoado no seu PC.

Memória RAM

A memória RAM é utilizada principalmente ao carregar uma aplicação. Quanto mais programas abertos simultaneamente, ou mais abas do seu navegador estiverem abertas, mais memória será exigida. Se sua memória for insuficiente, o computador não vai "parar de funcionar", ele utilizará seu disco rígido (HD) como se fosse uma extensão da memória. Porém, como a leitura de dados do HD é mais lenta, o usuário terá a sensação que o computador está péssimo.

No Windows, uma forma simples de saber se a memória do seu computador está insuficiente é digitar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Esc. Isto abrirá o gerenciador de tarefas. Deve-se então clicar na aba "Desempenho". Em cima você verá o uso do processador, e na parte do meio, o uso de memória.

Abra todos os programas que você costuma utilizar ao mesmo tempo e acesse os sites que você costuma utilizar no dia a dia. Se o gráfico de utilização de memória ficou muito perto do limite, é um sinal de alerta. Seu computador ficaria contente com alguns gigabytes extras de memória.

No entanto Thiago alerta “não é só sair comprando”. “Existem modelos diferentes de memória e será necessário adquirir um compatível com a sua placa-mãe”, lembra.

Placa de vídeo

Uma placa de vídeo muito antiga pode não estar atingindo a resolução máxima que o monitor suporta, deixando assim de aproveitar os filmes e vídeos em uma qualidade melhor.

O principal incentivo para trocar uma placa de vídeo fica para os gamers. Cada novo jogo lançado é mais exigente em relação a uma placa de vídeo mais moderna. Ao executar um jogo utilizando uma placa mais simples, o jogador será obrigado a abrir mão, além da resolução, de recursos visuais como sombras, partículas etc.

SSD

A troca do HD por SSD também poderá ajudar a deixar a máquina mais rápida e vale a pena na grande maioria dos cenários, salvo casos em que se necessita de uma quantidade massiva de armazenamento em detrimento do desempenho.

Com o uso do SSD, o computador ficará mais ágil e praticamente tudo vai abrir com mais velocidade. O usuário não vai mais se estressar com a lentidão que o computador apresentava e aqueles que não tinham computador "lento" passarão a ver quanto tempo perdiam esperando os programas carregarem e não se davam conta. Além disso, o SSD reduz a necessidade de manutenção. O sistema não se corrompe como acontece com os HDs, devido a pequenos impactos que os computadores acabam sofrendo no dia a dia (especialmente os notebooks).

“Se você usa o computador para tarefas simples, perceberá que as páginas da internet passarão a carregar mais rápido”, comenta Iuri Santos, especialista do Grupo de Recursos Tecnológicos da fabricante de componentes de informática Kingston. Fora isso, a troca entre janelas e e-mails abertos funcionará de forma mais ágil no PC. Até mesmo as atualizações do sistema que levavam uma eternidade para terminar usando HD, vão acontecer de maneira muito mais rápida com SSD.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade