PUBLICIDADE

Saiba como se proteger de ataques nas redes sociais

Atualizar o antivírus, usar firewall e manter um comportamento preventivo são algumas dicas para você se defender

28 ago 2014 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A confiança que os usuários depositam nas redes sociais chama atenção de pessoas mal-intencionadas</p><p> </p>
A confiança que os usuários depositam nas redes sociais chama atenção de pessoas mal-intencionadas
Foto: iStock

Você usa as redes sociais para conversar com os amigos, se informar, saber o que está acontecendo no mundo. Além disso, você pode procurar emprego e fazer compras. Elas facilitam a vida do usuário, mas será que são mesmo seguras?

Muitos dos riscos relacionados ao uso das redes sociais são similares àqueles existentes em outros meios de comunicação, como e-mails e mensagens SMS. Contato com pessoas mal-intencionadas, recebimento de mensagens maliciosas e o acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos são comuns nesses meios.

O que torna, entretanto, as redes sociais tão atrativas a golpistas e atacantes são algumas características próprias, como o alto grau de confiança que os usuários depositam entre si, a velocidade com que as informações se propagam e a riqueza de informações pessoais disponibilizadas.

Cadeado sem chave usará Bluetooth e smartphone para abrir

Vale a pena comprar um leitor de e-book? Compare os modelos

Para ajudar você a se prevenir contra possíveis ataques, a analista de segurança do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), Miriam von Zuben, deu algumas dicas importantes para você manter a segurança nas redes sociais.

Proteja seu computador

É importante proteger os dados do computador não só no acesso às redes sociais, mas também nos demais usos da internet.

Miriam explica que para se defender de possíveis ataques é preciso atualizar sempre o antivírus e manter o firewall ativo. “Use computadores e dispositivos móveis seguros, com os programas instalados sempre com as versões mais recentes, com todas as atualizações aplicadas e com mecanismos de segurança instalados, como antivírus e firewall pessoal”, aconselha.

Mantenha sua privacidade

“Pense bem antes de divulgar algo nas redes sociais, pois não é possível voltar atrás”, alerta Miriam. Após uma informação ser divulgada, não há como controlar quem poderá acessá-la.

Além disso, existem outras maneiras que você pode assegurar a sua privacidade. “Use sempre as opções de privacidade oferecidas pelos sites e procure ser o mais restritivo possível”, sugere Miriam. “Seja cuidadoso ao aceitar contatos, fornecer localização geográfica e ao se associar a grupos e comunidades”, acrescenta.

Cuidado com o seu perfil

Use senhas bem elaboradas, assim você dificulta o acesso de outros usuários. Não utilizar computadores de terceiros para o acesso às redes também é indicado para evitar a disseminação de códigos maliciosos.

Caso precise usar um computador fora de casa, lembre-se de desabilitar a opção “Mantenha-me conectado” e de fazer logoff ao sair da rede social. Também é importante limpar o cache e os cookies e, por fim, fechar o navegador. Assim você evita que seus dados fiquem salvos na máquina.

Cuidado com os links

Links de notícias, fotos e outras páginas da internet podem parecer inofensivos, mas a analista de segurança aconselha que você seja cauteloso ao clicar em endereços curtos. “Procure usar complementos que possibilitem que o link de destino seja visualizado”, explica. Por isso, não é bom considerar que as mensagens vindas de conhecidos são sempre confiáveis, pois o campo de remetente pode ter sido falsificado ou elas podem ter sido enviadas de contas falsas ou invadidas.

Caso se depare com um link encurtado, você pode usar alguns serviços para descobrir a URL original. É o caso do URL X-ray, que, a partir do endereço encurtado, permite visualizar antecipadamente o endereço original para o qual o usuário será levado.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade