PUBLICIDADE

Saiba os cuidados que você deve tomar com o seu SSD

Deixar espaço livre e não desfragmentá-lo pode auxiliar no bom funcionamento do SSD

29 set 2014 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Para o bom funcionamento do SSD, o usuário precisa tomar alguns cuidados</p>
Para o bom funcionamento do SSD, o usuário precisa tomar alguns cuidados
Foto: Kingston / Divulgação

Ao contrário dos HDs, que possuem discos magnéticos, os SSDs (Solid State Drive) são compostos por chips. Os SSDs são mais rápidos e velozes que os discos rígidos na maioria dos cenários, mas seu funcionamento é diferente em alguns aspectos. Por isso, é importante entender como ele funciona.

Veja as dicas para otimizar sua unidade de estado sólido.

Não desfragmente seu SSD

É possível desfragmentar as unidades SSD, porém isso não é necessário. Na verdade, a desfragmentação pode até reduzir a vida útil de um SSD. Se o seu sistema está configurado para desfragmentar automaticamente, o ideal é desligar essa função ao usar um SSD.

Saiba como melhorar a performance do seu computador

Upgrade é opção econômica para aumentar velocidade do PC

Use programas de limpeza sem dor de cabeça

Programas de limpeza, como o CCleaner ou outros, funcionam normalmente com SSD, trabalhando bem mais rapidamente do que com um disco rígido.

Recupere arquivos depois de excluídos

A recuperação de arquivos funciona normalmente. Qualquer software de recuperação pode encontrar o material apagado, exceto quando são gravadas outras informações na memória onde estava o arquivo ou realizada uma “formatação segura”.

Confira a compatibilidade com os sistemas operacionais

Todos os sistemas operacionais que são compatíveis com HDs também são compatíveis com SSD. Portanto, não há restrições a seu uso.

Não utilize toda a capacidade de armazenamento

Quanto mais espaço livre você deixar no SSD, mais tempo ele funcionará e sempre de maneira mais rápida. “O ideal é manter o SSD sempre com espaço livre. O mesmo vale para os discos rígidos, visto que isso afeta diretamente o bom funcionamento do sistema operacional”, explica Leonardo Lucio, analista de suporte técnico do Grupo de Recursos Tecnológicos da fabricante de componentes de informática Kingston.

Salve arquivos à vontade no SSD

Produtos com base em memória Flash podem eventualmente se desgastar. O NAND Flash usado em SSDs tem limites de resistência, o que teoricamente limita sua vida útil. Entretanto, com características como o nivelamento de desgaste e o recurso TRIM, um SSD normalmente irá durar mais do que o sistema no qual foi instalado.

“O desempenho do SSD permanecerá o mesmo durante toda a vida da unidade”, comenta Sheila Valente, analista de Marketing do Grupo de Recursos Tecnológicos da Kingston. “Um usuário que grava 40 GB por dia, o que já é um número bem elevado e bastante fora do padrão se consideramos um uso cotidiano, demoraria quase 135 anos para chegar ao limite teórico de regravações. É praticamente impossível para usuários esgotarem esse limite em uso regular de unidades SSD.”

Salve arquivos mais acessados no SSD

Os arquivos mais acessados devem ser salvos no SSD, já que essas unidades de armazenamento são mais seguras e rápidas. Dessa forma, você evita perder dados importantes.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade