1 evento ao vivo

Saiba os mitos e verdades sobre o desempenho do computador

Imãs de geladeira não prejudicam a CPU. Mas a poeira pode mesmo deixar seu computador mais lento

  • separator
  • 0
  • comentários

O disco rígido cheio diminui a performance do computador? Ter muitos ícones e fotos no desktop deixa o PC mais lento? Poeira e aquecimento podem estragar o computador?
 
Para acabar com estas e outras dúvidas, Vivaldo José Breternitz, professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, explica o que é verdade, o que tinha fundamento, mas hoje foi superado, e o que sempre foi mentira quando o assunto é desempenho e velocidade do computador.

<p>Quando o assunto é desempenho dos computadores, alguns mitos continuam a existir</p><p> </p>
Quando o assunto é desempenho dos computadores, alguns mitos continuam a existir
Foto: iStock

Disco rígido cheio influencia na velocidade do computador?
VERDADE.
Tanto para Mac quanto para Windows. Quando 80% da máquina estiver cheia, o desempenho do armazenamento de dados acaba ficando pior porque o computador precisa de espaço para o processamento. Se esse espaço for ocupado, ele perderá o rendimento, podendo ocorrer travamentos.

Ter muitos ícones no desktop deixa o PC mais lento?
VERDADE.
Quanto mais itens ocuparem espaço na área de trabalho, maior será o tempo que o equipamento levará para mostrar novas informações em tela. Porém essa lentidão é imperceptível ao usuário.

Poeira dentro do computador pode deixá-lo mais lento?
VERDADE.
Além de deixar o computar mais lento, muita poeira pode até estragar a máquina. O mesmo vale para a umidade, que chega a lugares onde a poeira não atinge, como os cabos de contato, que podem oxidar.

O aquecimento do aparelho pode atrapalhar o desempenho?
VERDADE.
É recomendado que os computadores não fiquem encostados na parede para poderem ventilar. O aquecimento pode travar a máquina porque partes de plástico e metal acabam se dilatando. Cuidado também com laptops em cima do colo ou de almofadas, por exemplo. 

A não atualização do Windows também pode atrapalhar o desempenho?
DEPENDE.  
Se você não atualizar o Windows, programas mais novos terão problemas de leitura. Já para quem tem computadores mais antigos, as atualizações acabam tomando um espaço enorme nas máquinas, atrapalhando a performance. Nesse caso, a dica do professor é manter a atualização proporcional à idade do computador.

Preciso deixar a bateria descarregar completamente antes de carregar de novo?
MITO.
A maioria dos notebooks funciona com baterias de íon-lítio ou polímero de lítio, que possuem grande capacidade de armazenamento de energia. Ao contrário das baterias antigas, que acabavam “viciadas”, as novas baterias dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga.

Colar imãs de geladeira pode prejudicar a CPU?
MITO.
Diferentemente dos computadores antigos, quando se usava disquete, os computadores modernos são imunes a campos magnéticos. 

Fonte: Cross Content
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade