1 evento ao vivo

Saiba quanto tempo você ganha com um drive SSD no computador

O SSD deixa a máquina mais rápida, da inicialização à cópia e salvamento de arquivos, aponta levantamento

  • separator
  • 0
  • comentários

Gastar tempo ligando seu computador, transferindo fotos e músicas, ou copiando aquela planilha para mostrar ao chefe é algo que tira do sério qualquer pessoa. E, se você acha que economizar tempo é algo precioso, a rapidez do computador acaba se tornando algo indispensável.

<p>A unidade de estado sólido (SSD) deixa seu computador mais rápido frente aos discos rígidos tradicionais</p><p> </p>
A unidade de estado sólido (SSD) deixa seu computador mais rápido frente aos discos rígidos tradicionais
Foto: iStock

Com as novas unidades de estado sólido, ou SSD (solid-state drive, em inglês), é possível evoluir na forma de armazenamento de dados no computador, deixando-o mais rápido, mais silencioso e sem o problema de aquecimento dos tradicionais discos rígidos. Optar por um SSD não só vai aumentar o desempenho da máquina, como também poderá dar mais tempo para quem se utiliza dela todos os dias.

Segundo  o site da fabricante de SSD Kingston, substituir seu disco rígido por uma unidade de estado sólido pode economizar seu tempo em diversas tarefas diárias. A empresa testou os dois produtos (SSD e disco rígido tradicional) (clique e veja o vídeo do teste) e concluiu que os tempos de inicialização, transferência de dados e importações de arquivo são muito menores com o uso do SSD. Confira abaixo alguns resultados do teste:

Inicialização
Utilizando um disco rígido tradicional, você inicia seu PC em 1 minuto e 39 segundos. Já com um SSD, você gasta apenas 22 segundos. Em um mês, você economiza quase 40 minutos – dá para ver um episódio a mais de sua série favorita, por exemplo. Vale ressaltar que os tempos podem variar de acordo com o sistema e a máquina utilizada. 

Importação de fotos
Com um SSD, importar um pacote com 1.307 fotos leva apenas 1 minuto e 2 segundos, 43 segundos a menos do que o disco rígido. Assim, dá para tirar mais fotos na sua próxima viagem sem perder tempo na hora de passar para o computador.

Importação de músicas
Escutar suas músicas favoritas pode ser mais rápido do que você esperava. Com um SSD, importar um lote com 3 mil músicas leva 3 minutos e 50 segundos. Já com um disco rígido antigo, são 5 minutos e 57 segundos. Ou seja, você já vai ter copiado no SSD e escutado a primeira música praticamente inteira quando o HD acabar de fazer a cópia pelo método antigo. 

Cópia de filmes
Copiar um filme com um disco rígido tradicional leva 7 minutos e 56 segundos. Já com o SSD o tempo total é de 3 minutos e 17 segundos. Com o tempo que sobra, dá para fazer a pipoca e comer ainda quentinha vendo o filme.

Os testes foram realizados no mesmo modelo de computador com um SSDNow V300 da Kingston, e um disco rígido tradicional. Para as duas unidades de armazenamento, foram usados os mesmos arquivos.

Fonte: Cross Content
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade