Pulseiras capazes de medir as calorias queimadas num exercício, além da frequência cardíaca e da distância percorrida. Óculos com suporte para comandos de voz, navegação por GPS e uma câmera para compartilhar fotografias nas redes sociais. Relógios e até sapatos e tênis inteligentes, para que ninguém se perca caminhando por aí.
Como aconteceu com os celulares, no passado, a chamada tecnologia para vestir (wearable tech, em inglês) é hoje uma forte tendência nesse mercado. “O vestuário é o novo computador”, anuncia Angela McIntyre, analista da consultoria americana Gartner.
Segundo ela, até 2020 cerca de 200 milhões de dispositivos “para se vestir”, que incluem óculos, pulseiras e relógios, deverão ser vendidos no mundo todo.
A nova febre tem, de acordo com a analista, suas razões de ser. “Esses dispositivos nos permitem acessar facilmente as informações, sem precisar tirar o celular da bolsa (ou do bolso)”, explica.
Para Angela, há diferentes motivos para as pessoas usarem essa tecnologia, mas melhorar a saúde e o desempenho nos exercícios são as principais delas.
É difícil, no entanto, prever o que irá dar certo – ou não – nesse novo mercado. Segundo a analista da Gartner, o preço é importante para o sucesso do produto, mas o design e a duração da bateria também contam – e muito. “Não pode ser muito pesado ou grande e a bateria precisa durar bastante”, explica.
Veja na galeria o que deve vir por aí.
Até o final de agosto, a Adidas lança nos Estados Unidos a sua nova pulseira inteligente, a miCoach Fit Smart. Feita com um tipo de silicone, pesa 58 gramas e é capaz de medir as calorias queimadas no exercício, frequência cardíaca, distância percorrida, além de outras informações importantes para quem corre ou faz exercício. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Nos Estados Unidos, a pulseira deve custar US$199, ou cerca de R$ 450.
Foto: Adidas / Divulgação
Lançada na Coreia do Sul, a pulseira inteligente da LG, para crianças pequenas, promete agradar em cheio a meninada e também os pais mais desesperados, que poderão localizar seus filhos em tempo real, por meio do GPS e wi-fi do dispositivo. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento da KizON no Brasil, nem informações sobre preços.
Foto: LG / Divulgação
Em um único aparelho, por meio de apenas um botão, já é possível monitorar seu batimento cardíaco, ouvir músicas e ter aconselhamento de treinadores em áudio em tempo real. Lançado pela Adidas, o miCoach Smart Run se utiliza de tecnologia óptica para acompanhar o batimento cardíaco do corredor. Também vem com um acelerômetro, que conta as passadas, e rastreamento de velocidade, via GPS. No Brasil, custa cerca de R$1.200.
Foto: Adidas / Divulgação
A Lenovo, maior fabricante de PCs do mundo, acaba de apresentar na China o protótipo de óculos inteligentes com suporte para comando de voz, navegação por GPS e uma câmera para compartilhar fotografias nas redes sociais. Assim como o Google Glass, é preciso parear o aparelho a um smartphone por meio de conexão Bluetooth para ter acesso à internet, ou então usar uma rede wi-fi. Ainda não há previsão de lançamento do produto.
Foto: Lenovo / Divulgação
Esqueça os mapas e as bússolas. O sapato inteligente, criado por uma startup indiana, a Ducere Tech, promete ajudá-lo a encontrar o caminho. O usuário insere o seu destino, usando o Google Maps ou outro aplicativo, e um dispositivo instalado no calçado se conecta via Bluetooth ao telefone e passa as informações sobre o destino emitindo sinais ao pé esquerdo ou direito.