inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Programa espião mostra tudo que acontece no PC

28 de fevereiro de 2009 11h06 atualizado às 13h21

O Pandora controla acessos à web, conversações e até mesmo o uso de webcams. Foto: Divulgação

O Pandora controla acessos à web, conversações e até mesmo o uso de webcams
Foto: Divulgação

Desde o advento da inclusão digital, milhares de pessoas entram em paranóia sobre as relações online de seus parceiros. Como é muito fácil manter o anonimato nos chats e ferramentas online como MSN Messenger, AOL Instant Message ou ICQ, a traição virtual virou moda e mais e mais casais entram em infindáveis discussões por isso. Para completar a receita, o Orkut está aí está aí, permitindo que você ache sua paixão de adolescência e faça confissões indiscretas nos depoimentos.

» Pai espiona filha no PC para descobrir relacionamento
» Justiça alemã proíbe governo de espionar PCs
» Skype é acusado de facilitar espionagem de usuários

Caso você seja um desses namorados ou maridos que perdem o sono imaginando onde sua garota está navegando, um programa promete entregar de mão beijada todo movimento que ela fizer no computador. Com o apropriado nome de Pandora, referência ao mito grego da caixa aberta pela primeira mulher e que libertou todos os males sobre os homens, o software monitora acessos à internet, conversações, utilização de programas e até mesmo de webcams.

Testamos a versão de experimentação, que permite pleno uso por uma hora e meia e é apropriado dizer que o resultado final dá medo. A começar pela instalação. Você pode colocar o programa no computador-alvo de maneira indetectável, ou seja, ninguém vai saber que o Pandora está instalado, seja pela lista de programas ou pela opção "remover software" do Painel de Controle. Para acessá-lo, basta programar quais teclas devem ser apertadas e ainda é necessário o uso de uma senha para ativação.

O programa permite ainda que você receba, no e-mail e intervalo de tempo de sua preferência, um relatório completo das atividades daquele hardware. Para os mais psicóticos, o Pandora possui a funcionalidade de lhe remeter também cópia de qualquer e-mail que seja disparado daquela máquina.

Na realidade, a Pandora Corporation desenvolveu seu software mirando controle de pais sobre os acessos à internet de seus filhos (tanto que ele também funciona como bloqueio de sites) e arma contra os predadores da net, mas não é difícil imaginar uma utilização mais perniciosa e invasiva. De qualquer maneira, ele é um grande sucesso entre a crítica especializada.

Para testar, acesse http://www.pcpandora.com/. A versão 5, recém-lançada, custa US$ 69,95. Só é bom lembrar que a Constituição Federal Brasileira, no artigo 5º, Incisos X a XII, garante a privacidade e a inviolabilidade da vida privada, da honra, da residência e o sigilo da correspondência e telefonemas do indivíduo, com pleno direito a indenização por danos morais e materiais. Portanto, vale mais um bate-papo para solucionar as suspeitas do que bancar o Grande Irmão.

Especial para Terra