inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Nokia transforma celulares em servidores

09 de junho de 2006 11h49

A Nokia portou o servidor web Apache para o ambiente Symbian, habilitando celulares a servir conteúdo para a internet. Muitos celulares atualmente têm mais capacidade de processamento do que os servidores de internet mais antigos, sugerindo que "não há mais razão para que servidores web não possam residir em telefones móveis", de acordo com a empresa. A técnica também pode ser utilizada em celulares Linux, informa o site Linux Devices.

A Nokia inicialmente instalou sua versão experimental do Apache em um Nokia 6630, que foi então acessado por uma rede pessoal via Bluetooth. A empresa desenvolveu um aplicativo gateway sob a licença de código aberto, denominado Apache2, teoricamente capaz de prover um servidor web em um telefone celular fornecendo um URL acessível a partir de qualquer navegador. "Em certo sentido, o telefone celular finalmente se tornou um membro completo da internet" declara a empresa. Usuários com PCs conectados à internet podem instalar o gateway por si mesmos. Um único gateway suporta entre 100 e 1000 usuários simultâneos e segundo a empresa seria interessante para testes em universidades.

A Nokia considera que sites hospedados em telefones celulares permitem aos proprietários dos telefones participar e interagir com a geração de conteúdo. Por exemplo, a empresa criou um aplicativo que pede ao usuário do aparelho para tirar uma foto, que é enviada então à pessoa que fez o pedido como um arquivo JPEG. Outra vantagem é que a quantidade de informação estocada nos celulares tornaria fácil gerar "semi-automaticamente" uma página pessoal.

A equipe por trás do projeto acredita que servidores web em celulares poderão ter grandes implicações para a internet. "Se cada telefone móvel ou até cada smartphone inicialmente for equipado com um servidor web, então rapidamente mais e mais sites irão residir em celulares." Contudo, uma internet constituída majoritariamente de servidores baseados em celulares seria um desafio para as ferramentas de busca atuais, por conta do dinamismo de uma rede móvel em que o conteúdo de um site poderia mudar minuto a minuto.

O software necessário para experimentar o recurso pode ser baixado no site Sourceforge do projeto. Usuários desejando experimentar os serviços de gateway da Nokia devem requisitar uma conta via email. Detalhes adicionais podem ser vistos através do atalho snurl.com/rgeg.

Magnet
Magnet