Eletrônicos

› Tecnologia › Eletrônicos

Eletrônicos

Quinta, 27 de julho de 2006, 12h18

"Nanocão" vai farejar explosivos em aeroportos

Cientistas desenvolveram um sensor capaz de detectar níveis microscópicos de explosivos graças à nanotecnologia. O "nanocão" (nanodog, em inglês) será usado na luta contra o terrorismo e já manifestaram interesse por ele diversos aeroportos e governos.

O "nanocão" foi desenvolvido por uma equipe da Universidade de Wales e escola de Química de Bangor, no Reino Unido, e é liderado pelo professor Maher Kalaji. O biosensor já foi patenteado e agora os desenvolvedores estão adiantados no trabalho de um protótipo para comercialização.

Graças à nanotecnologia, o biosensor "nanocão" tem sensibilidade suficiente para detectar explosivos numa escala de uma parte para um trilhão, segundo notícia no site Wales.co.uk (http://icwales.icnetwork.co.uk/).

Redação Terra

Busque outras notícias no Terra