inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Alemães têm idéia para melhorar Wikipédia

28 de agosto de 2006 10h51 atualizado às 11h08

Os freqüentes casos de vandalismo na Wikipédia, maior enciclopédia livre online, levaram seus desenvolvedores alemães a criar um novo sistema que dificulte a prática sem matar o princípio do site, que é permitir a edição por qualquer internauta.

Através de um novo sistema, qualquer usuário ainda poderá fazer alterações, só que elas não serão mostradas assim que postadas. Em vez disso, deverão ser vistas e autorizadas por membros registrados há algum tempo no serviço.

Em entrevista à CNet, o fundador do serviço, Jimmy Wales, afirmou que um teste será feito na versão alemã da enciclopédia durante as próximas semanas e se baseará novamente na confiança para impedir a ação dos "vândalos" que, indiscriminadamente, destroem ou inserem informações falsas em artigos cadastrados.

Apesar de simples, a alternativa não resolve outro dos problemas bastante criticados na Wikipedia: a imprecisão de algumas informações ali relatadas. Mas deve resolver boa parte dos problemas comuns de vandalismo que afetam as páginas do serviço. Se der certo, a novidade pode ser incorporada em outras versões da Wikipédia, inclusive na de língua portuguesa, noticiou o site Ars Technica.

A entrevista com o fundador da Wikipédia pode ser lida na íntegra, em inglês, no site da CNet, através do atalho http://snurl.com/vfu0.

Magnet
Magnet