inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Executiva virtual realiza buscas e interage com usuários

19 de outubro de 2006 15h45

A executiva é a principal personagem da ferramenta de buscas. Foto: Divulgação

A executiva é a principal personagem da ferramenta de buscas
Foto: Divulgação

Os usuários que procuram diversificar suas buscas na Internet com algo mais do que uma página branca e uma lista de sites como resultado podem divertir-se com a Ms. Dewey. Trata-se de uma ferramenta de busca com design arrojado, cuja personagem principal é uma bela e desinibida executiva.

Ms. Dewey passa o tempo todo no cenário fazendo caras, bocas e comentando as procuras realizadas com piadinhas enigmáticas, ao mesmo tempo em que responde às pesquisas com resultados sérios. Enquanto aguarda você efetivar uma busca, Dewey fica visivelmente impaciente, olhando para os lados, fazendo cara de tédio, chamando pelo usuário e, eventualmente, batendo contra a tela do computador para chamar sua atenção.

No que tange às pesquisas, a executiva é pouco eficiente, pois a interface em flash revela-se lenta e pouco prática, demorando para retornar os resultados. Entretanto, testar as reações da bela Ms. Dewey é definitivamente divertido. Se você deixá-la esperando por tempo suficiente, por exemplo, ela revelará sua verdadeira intenção: "Vamos, continue fazendo perguntas, quanto mais você perguntar, mais eu vou saber, e logo eu irei dominar o mundo!" O comentário é seguido de uma desconcertante risada maléfica.

O site não traz nenhuma marca fazendo referência a qualquer empresa. Mas segundo a Forbes, a tagarela Ms. Dewey é uma ação de marketing viral da Microsoft, utilizando a tecnologia de busca do Windows Live Search. Ainda que a ligação com a companhia de Gates não seja clara, a executiva virtual acaba se entregando se o usuário fizer as perguntas certas. Faça uma consulta sobre Linux, por exemplo, e ela dirá que não pode falar porque está com as mãos amarradas. Se a busca for por "playstation", ela entoará a célebre frase de dominação popularizada por uma tradução infeliz de um antigo jogo japonês de naves para o saudoso mega-drive: "All your base are belong to us", fazendo uma possível referência ao embate entre as marcas Xbox, videogame da MS, e Playstation, da Sony.

O marketing viral é uma estratégia de propaganda que se utiliza de redes sociais já estabelecidas para produzir um aumento exponencial na visibilidade da marca, elevando a curiosidade do público e ganhando exposição a cada nova pessoa que deseja checar o que está acontecendo. Desta forma, a novidade espalha-se de usuário para usuários, de forma semelhante à disseminação de um vírus de computador. A Microsoft já se utilizou várias vezes desta técnica para promover seus produtos, a mais popular delas foi a campanha do site ilovebees.com que atraiu milhões de curiosos e serviu para popularizar ainda mais o jogo Halo 2.

Para conferir a anfitriã virtual, acesse msdewey.com.

InfomediaTV
InfomediaTV