inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Fotos de dentro do avião da Gol são "pegadinha"

02 de novembro de 2006 01h49 atualizado em 04 de novembro de 2006 às 11h50

Foto que mostra passageiro voando para fora da aeronave é do seriado Lost. Foto: Reprodução

Foto que mostra passageiro voando para fora da aeronave é do seriado Lost
Foto: Reprodução

Se você receber um e-mail com supostas fotos de dentro do avião que caiu no Mato Grosso, no final de setembro, tenha cuidado para não cair na "pegadinha". Não se trata de uma daquelas mensagens que tentam induzir o usuário a baixar arquivos nocivos, mas uma espécie de experiência criada pelo autor de um blog, que já está se espalhando pela Internet.

  • Veja a imagem ampliada
  • Veja outra foto do e-mail

    Veja também

  • Baixe a região da queda do Boeing no Google Earth
  • Saiba como funciona o sistema anticolisão dos aviões
  • Tudo sobre o maior acidente da aviação brasileira

    O e-mail explica que as fotos foram tiradas momentos antes da queda por uma câmera digital Casio Z750, destruída, mas que teve o seu cartão de memória recuperado em meio aos destroços. Detalhes como o nome do proprietário da máquina, de suas filhas e de um major que estaria investigando o vazamento das fotos são mencionados. As duas imagens mostram o interior de um avião se despedaçando, enquanto os passageiros seguram as máscaras de ar - um deles aparece voando para fora da aeronave.

    O texto é, na verdade, um post do Blog do Cardoso (www.carloscardoso.com), publicado na quinta-feira, 26 de outubro. Segundo o próprio autor, o carioca Carlos Cardoso, o objetivo são seria apenar propagar um hoax, como são chamados os boatos que se espalham pela Internet, mas mostrar que "a maioria dos visitantes nâo lê os textos, raramente passando do primeiro parágrafo". Os detalhes da "brincadeira" são explicados em seu outro blog, o Contraditorium (www.contraditorium.com).

    A origem das fotos

    Por e-mail, Cardoso revelou já ter recebido de conhecidos mensagens repercutindo o caso. E as fotos, afinal, de qual acidente seriam? Para os fãs da série Lost, a resposta é fácil: tratam-se das cenas do primeiro episódio, que mostra um avião partindo-se ao meio e caindo na misteriosa ilha, onde ocorre a trama.

  • Redação Terra