inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Hackers usam Wikipedia para espalhar vírus

07 de novembro de 2006 16h24 atualizado às 17h21

A versão alemã da enciclopédia virtual Wikipedia foi utilizada por hackers na tentativa de disseminar um vírus através de uma edição de um artigo. Ironicamente, a praga para sistemas Windows foi escondida sob o nome do que seria uma atualização para uma nova variante do vírus worm Blaster, que afetou cerca de 50 mil computadores em meados de 2003.

Um email, também em alemão, onde a enciclopédia e o tal artigo eram citados e recomendados, foi enviado a diversos endereços, conforme noticiou o site da BBC.

Em pouco tempo, a edição da página hackeada foi alterada pelos usuários, porém no registro de páginas anteriores ainda era possível acessar o vírus, até que os administradores removessem de vez a alteração problemática. Graham Cluley, da Sophos, diz que o ponto positivo é que a entrada maliciosa foi prontamente descoberta e alterada.

A Wikipedia permite que usuários editem e acrescentem informações em seus artigos, o que a transformou em uma das principais fontes para pesquisas na Internet, já que está em constante atualização. Por outro lado, torna-a alvo constante de críticas daqueles que deparam com informações não confiáveis.

A enciclopédia aberta online já foi palco de disputas entre empresas, políticos e até vândalos, mas ainda não havia sido utilizada para disseminação de vírus, comentou o site BetaNews.

"Todos devem ter cautela e se assegurar de que possuem defesas apropriadas para proteger seus sistemas", comentou Cluley, e completou dizendo que as pessoas devem se lembrar que, se uma nova ameaça surge na Internet, ela deverá primeiro aparecer em sites de segurança, e não em uma enciclopédia online.

Magnet
Magnet