CES 2007

› Tecnologia › CES 2007

CES 2007

Sexta, 12 de janeiro de 2007, 11h16

Televisão é grande estrela em feira de eletrônicos

A boa notícia sobre o mais badalado aparelho a estrelar a Consumer Electronics Show (CES) deste ano é que você provavelmente já tem um em casa: o televisor. Apesar da montanha de novos dispositivos móveis e aplicativos para computadores em exibição na feira de tecnologia, o televisor se tornou uma espécie de astro retrô. O que realmente colocou as TVs em destaque foi o lançamento de diversas soluções de alta tecnologia que permitem transmissão sem fio de vídeos de computadores para o aparelho comum que as pessoas têm em suas salas de estar.

  • Lentes para ver pornôs
  • PC ultraportátil e mais
  • Robô e astros em visita
  • Celulares e mais novidades
  • Lost 'visita' a CES 2007
  • TV tem 2,2 mil diamantes
  • Lançamentos da CES 2007
  • Robô canta música de Elvis
  • Acompanhe a CES 2007

    Na CES, Sony Electronics, Sling Media, Hewlett-Packard, NetGear, SanDisk e outras empresas lançaram diversas variações de ferramentas para conexão entre computadores pessoais e TVs. E isso não inclui o exemplo mais sofisticado entre os novos concorrentes da categoria conhecida como adaptadores digitais de mídia.

    Em sua conferência Macworld, em San Francisco, a Apple, que acaba de alterar seu nome abandonando o "Computer", introduziu o Apple TV, um aparelho com 40 GB de memória que estará nas lojas norte-americanas daqui a um mês ao preço de 299 dólares.

    O motivo para o lançamento dessas máquinas é evidente. A explosão de conteúdo em vídeo, tanto profissional quanto criado por usuários, que está chegando aos computadores deve crescer ainda mais caso os consumidores possam transferir vídeos ao televisor da sala com facilidade.

    "Pense na Internet como um grande gravador de DVDs, e o computador permite o acesso a toda espécie de conteúdo", disse Charlie Raasch, diretor sênior de planejamento de produtos na Quartics, à Hollywood Reporter. A Quartics é uma fabricante de semicondutores que está produzindo o sistema PC2TV, tecnologia que permite conexões entre computadores e televisores, para clientes que incluem a JumpTV e a AddLogix.

    Ainda que talvez seja a menos conhecida entre os protagonistas do mercado de conexão entre computadores e TVs, a SanDisk causou sensação na CES deste ano, com uma entrevista coletiva lotada na qual introduziu sua eficiente solução para essa tarefa.

    O novo USBTV da empresa é como um canivete suíço de tecnologias televisivas, unindo um cartão de memória flash e um controle remoto em aparelho único que permite baixar vídeos do computador e injetá-los na TV por meio de uma entrada normal de vídeo.

    A tendência foi iniciada na CES do ano passado, quando a Intel lançou a tecnologia Viiv embutida em computadores e vendida como uma ferramenta que permite aos consumidores transferirem facilmente vídeo da Internet para televisores por redes domésticas sem fio. "Fomos no ano passado o grande motivador deste fenômeno", disse Gordon Dolfie, diretor de marketing da Intel.

    Mas críticos afirmam que a maior parte do conteúdo em vídeo da Internet gerado por internautas já não aparecem bem nas telas de computadores e não vão melhorar nas telas maiores dos televisores. Josh Bernoff, analista da Forrester Research, afirmou antes da CES ser aberta este ano que uma pesquisa mostrou que apenas 20% dos consumidores têm qualquer interesse em um aparelho do tipo PC-TV. A porcentagem cai para 3% por cento se o aparelho custar apenas US$ 100 dólares.

    Reuters

  • AFP
    Sharp mostrou a maior TV LCD do mercado: 108 polegadas
    Sharp mostrou a maior TV LCD do mercado: 108 polegadas

    Busque outras notícias no Terra