inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Israel cria carro voador para resgates urbanos

01 de março de 2007 14h09 atualizado em 02 de março de 2007 às 19h57

Uma das utilidades é o uso em resgates em áreas urbanas. Foto: Reuters

Uma das utilidades é o uso em resgates em áreas urbanas
Foto: Reuters

A empresa israelense Urban Aeronautics está desenvolvendo protótipos de veículos voadores para auxiliar em resgates, principalmente em áreas urbanas. O X-Hawk foi criado pensando em salvar soldados presos em locais altos e pessoas no topo de prédios em chamas.

» Veja imagem ampliada
» Veja mais fotos

Criado por Rafi Yoeli, o protótipo já consegue voar a uma altura de cerca um metro de altura. A proposta do pesquisador é que o produto esteja no mercado até 2010. Um modelo do veículo foi apresentado na cidade de Yavne, no dia 15 de fevereiro.

Apesar de seu sonho parece distante, a fabricante Textron Inc.'s Bell Helicopters está auxiliando Yoeli em seu projeto. O X-Hawk e sua versão menor, Mule, podem um dia oferecer as mesmas capacidades de um helicópter, mas sem a dificuldade e limitações de operação, como hélices expostas.

"A verdade é que nõs não temos feito projetos de helicópteros para operar em ambientes urbanos", disse M. E. Rhett Flater, diretor executivo da Sociedade Americana de Helicópteros, um grupo profissional. "O que Rafi está fazendo é enfatizar a necessidade de fazer um tipo de veículo que possa operar em um ambiente urbano e se aproxime de edifícios."

O X-Hawk e o Mule são mais do que um carro de resgate, de acordo com Yoeli. Assim como helicópteros, o veículo poderá levantar vôo verticalmente e voar a uma velocidade de 250 Km/h a uma altura de cerca de 4 mil metros.

AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.