inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Marchand organiza concurso de arte mundial pela Internet

02 de março de 2007 08h33 atualizado às 09h30

O conhecido publicitário, marchand e colecionador Charles Saatchi organizou um concurso de arte pela Internet que terá o grande público como júri. Saatchi - responsável pelo lançamento internacional do grupo de artistas britânicos conhecido como Britart - criou um site (www.saatchi-gallery.co.uk/showdown) no qual qualquer pessoa poderá colocar sua "obra de arte".

O ganhador desse concurso internacional, chamado de "Showdown", receberá um prêmio de 1 mil libras (R$ 4,2 mil) e terá a honra de ver sua obra exposta durante três meses na nova galeria que Saatchi inaugurará no centro de Londres em outubro.

Desde que o site começou a receber as obras de artistas espontâneos, na segunda-feira passada, já reuniu mais de 35 milhões de entradas. Durante os próximos seis meses, milhares de obras devem ser avaliadas e a cada duas semanas serão escolhidas as doze mais populares entre o público, que competirão depois entre si na final.

"O 'Showdown' permite aos artistas ver sua obra exposta a uma ampla audiência. É muito difícil para muitos deles esse tipo de exposição a uma audiência global, e este concurso dá a milhares deles essa possibilidade", afirma Saatchi, citado hoje pelo jornal The Times.

O projeto do "Showdown" é uma extensão do "Your Gallery", uma galeria na Internet aberta aos artistas de todo o planeta, que podem apresentar ali sua obra junto a detalhes biográficos e dados de contato. Saatchi busca conseguir no terreno das artes plásticas o alcançado por sites como o MySpace com nomes da música como Lily Allen e Arctic Monkeys, lançados rapidamente ao estrelato.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.