inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Adobe lançará versão online do Photoshop

02 de março de 2007 09h23 atualizado às 09h37

A Adobe Systems planeja lançar nos próximos seis meses uma versão online do Photoshop, sua popular aplicação para editar imagens, segundo o presidente-executivo da companhia, Bruce Chizen, para a Cnet. Com a decisão, que é parte de uma iniciativa mais ampla para lançar serviços online apoiados em publicidade, a companhia espera se aproximar da Google e outros concorrentes que oferecem produtos na Internet.

» Web 2.0 Summit: Adobe doa código de Flash à Mozilla
» Planilha e editor online do Google têm versão em português

Como o Adobe Remix, um serviço baseado na web para editar vídeo, o novo Photoshop será gratuito e virá acompanhado, segundo disse Chizen, de publicidade que ajude a financiá-lo. "Isto é novo (para a Adobe). Estamos vendo como companhias como o Google fazem (lançamentos de produtos online) em diferentes categorias e queremos nos assegurar que chegamos antes deles", disse o executivo.

Da mesma forma que a maioria dos produtos do gigante da informática Microsoft, o negócio da Adobe se baseia principalmente em pacotes de software que se instalam no disco rígido do computador. Mas a indústria está se movimentando em outra direção, a dos serviços baseados na web, cujo inconveniente é que só se pode acessá-los quando se dispõe de uma conexão com a rede.

Como disse Chizen, o Google demonstrou que o modelo da publicidade na internet "funciona muito bem". Além de um editor de texto e um editor de planilhas, o Google também dispõe de uma ferramenta para fotografias chamada Picasa.

Exatamente esta semana Ray Ozzie, chefe de software da Microsoft, reconheceu em uma conferência com analistas que o sucesso do Google no campo da publicidade pela internet e dos serviços baseados na web, "chamaram a atenção" da multinacional.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.