inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Blogs completam dez anos de existência

20 de abril de 2007 14h52 atualizado às 14h57

Vídeo em um  blog mostrava como abrir o cadeado com uma caneta. Foto: Divulgação

Vídeo em um blog mostrava como abrir o cadeado com uma caneta
Foto: Divulgação

Abril marca os dez anos do nascimento dos blogs - o diário online de Dave Winer (www.scripting.com), que foi ao ar em abril de 97, é considerado o primeiro. Nesse meio tempo, a nova ferramenta revolucionou a comunicação nos âmbitos mais diversos, da política às empresas, passando pelo mundo do espetáculo, e colocou em evidência a opinião dos cidadãos.

» Blog militares ganham prêmio nos EUA
» Japoneses são os que mais lêem blogs
» Gurus da web querem código de etiqueta para blogs
» Blogs estão 'matando' diários tradicionais, diz estudo
» Espanhola de 95 anos é blogueira mais velha na web

O blog se ampliou como instrumento de comunicação por todo o mundo e permitiu que os pensamentos e opiniões de uma pessoa anônima tenham uma influência até então desconhecida. Alguns estudos situam em 73 milhões o número de blogs existentes atualmente, e eles vêm se convertendo em um meio de pressão pública impossível de frear.

Em termos de política, durante as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, as equipes dos candidatos - George Bush e John Kerry - mobilizaram com êxito a opinião pública, criando correntes por meio de blog. Na Espanha, os partidos PNV, PSOE e PP imitarem a idéia, e na França, onde as eleições serão realizadas no próximo domingo, os blogs também estão desempenhando um importante papel.

Já no mundo das empresas, presta-se cada vez mais atenção a esse fenômeno, sobretudo depois que grandes corporações se viram afetadas por crises iniciadas em blogs. Uma das mais conhecidas envolveu a norte-americana Kryptonite, líder de fabricação de cadeados e travas de segurança para motos e bicicletas, em 2004. Quando um blogueiro percebeu que poderia abrir uma das trancas, que era vendida a US$ 100, usando apenas uma caneta Bic comum e colocou em seu blog um vídeo que provava ser possível o "arrombamento", os efeitos foram devastadores para a empresa.

Em questão de horas, todos os blogs falavam do assunto. A companhia só soube cerca de uma semana mais tarde, quando todos os meios de comunicação já falavam a respeito. A Kryptonite teve um prejuízo estimado de US$ 10 milhões, teve que substituir quase 40 mil cadeados de seu estoque e levou um bom tempo para recuperar sua reputação.

Hoje, companhias de todos os setores e portes estudam a melhor maneira de incorporar esta nova ferramenta de comunicação em suas estratégias. Para Claudio Bravo, consultor do grupo Infopress, a principal vantagem do blog é permitir humanizar a mensagem da empresa. "Atrás de cada blog corporativo há uma pessoa que, a título individual, representa a empresa e conversa informalmente e de uma maneira mais próxima com os públicos que a companhia quer atingir", explica.

Bravo destaca também o poder de difusão dos blogs, que são altamente virais e sua capacidade de mobilizar as pessoas. "As informações publicadas são indexadas nos buscadores e comentadas - além de republicadas - em diversos outros blogs com grande velocidade, propagando-se pela Internet em questão de horas", diz ele.

Há também blogs especializados na análise de produtos comerciais, que são consultados pelos interessados em adquirir tais produtos, e portais que reunem diversos blogs abordando os mais variados assuntos. O movimento só cresce, e o que importa é a opinião dos usuários e a capacidade de interação que os blogs proporcionam - uma forma mais evoluída dos famosos "fóruns" da web.

Terra Espanha