Eletrônicos

› Tecnologia › Eletrônicos

Eletrônicos

Segunda, 30 de abril de 2007, 16h27

Tecnologia usa ondas cerebrais em brinquedos e games

Um convincente gêmeo de Darth Vader acende um sabre de luz com o poder do pensamento. Trata-se de um protótipo de um brinquedo que incorpora uma nova tecnologia que lê os sinais do cérebro. Engenheiros de companhias como a NeuroSky, no Vale do Silício, têm grandes planos para brinquedos e jogos que leiam as ondas cerebrais. Darth Vader, para os engenheiros, prenuncia a chegada de dispositivos ainda mais sofisticados que podem revolucionar a maneira como as pessoas se divertem e jogam.

» Veja mais fotos
» Robô 'vira' tênis e fone de ouvido
» Acessórios para fãs de cerveja
» Acessórios USB estranhos

O protótipo do capacete da NeuroSky mede a atividade cerebral de uma pessoa, incluindo os sinais relativos à concentração, relaxamento e ansiedade. A tecnologia cria rankings de performance em cada categoria numa escala de 1 a 100 e os números mudam conforme a pessoa pensa em imagens relaxantes, quando ela se concentra muito ou quando a concentração cai.

Os videogames, por exemplo, poderiam se tornar mais estimulantes e realistas, e jogadores poderiam controlar os avatares ou personagens de mundos virtuais usando apenas o poder de seus pensamentos.

É similar a um sistema mais sensível e caro usado para medir a performance de atletas - o co-fundador da NeuroSky Koo Hyoung Lee, usou o biofeedback para estimular técnicas de concentração e relaxamento para integrantes da equipe olímpica de arco e flecha de seu país, a Coréia do Sul.

"A maioria dos esforços físicos são na realidade esforços mentais", disse Lee, que também é CTO (Chief Technology Officer) na NeuroSky, companhia fundada em 1999 que tem sede em San Jose e 12 funcionários atualmente. "Você tem que manter a atenção em altos níveis para ter sucesso. A tecnologia torna brinquedos e os videogames mais parecidos com a vida real", concluiu.

AP

AP
Sabre de luz acende ou apaga dependendo do nível de concentração do usuário
Sabre de luz acende ou apaga dependendo do nível de concentração do usuário

Busque outras notícias no Terra