Tecnologia

› Tecnologia

Tecnologia

Terça, 8 de maio de 2007, 16h37

Nova onda de filmes em 3D chegará aos cinemas dos EUA em 2009

Gina Keating

Uma tecnologia tridimensional criada para ajudar astronautas da Nasa a praticar reparos NO espaço vai revolucionar a maneira pela qual as pessoas assistem a filmes a partir de 2009, quando uma onda de filmes de ação em 3D chegará aos cinemas.

Há apenas 18 meses, "Chicken Little", o primeiro filme no sistema 3D moderno, causou sensação entre os executivos de cinema e das redes de salas de exibição, segundo os quais as imagens nítidas e digitais do novo sistema devem ajudar a promover uma alta de lucros na próxima década.

A leva de filmes em 3D que devem chegar aos cinemas em 2009 é liderada por James Cameron, diretor de "Titanic," que lançará seu "Avatar". A tecnologia tem o apoio da Walt Disney, que criou um estúdio para produções 3D em parceria com Robert Zemeckis, o diretor de "Polar Express", este ano, e da DreamWorks Animation SKG, que prometeu que todos os seus filmes serão lançados em formato 3D em 2009.

Quase todos os grandes estúdios, e muitos dos menores, têm pelo menos um ou dois títulos tridimensionais em produção, ainda que as datas de lançamento para a maioria destes não tenham sido anunciadas até agora.

O 3D digital, criado por uma empresa chamada Real D, de Beverly Hills, continua a requerer que os espectadores usem óculos esquisitos, mas as imagens recebidas pelo olho direito e pelo olho esquerdo são calibradas com tanta precisão que a maioria dos espectadores não sente mais dores de cabeça ou cansaço nos olhos.

"Nenhum dos sistemas 3D do passado permitia que a pessoa mergulhasse na tela", diz Cary Granat, presidente-executivo da Walden Media, cujo "Journey 3D" será lançado em 2008. "Estamos falando realmente do próximo passo na experiência cinematográfica", disse ele à Reuters.

Granat prevê que mais de metade dos filmes da Walden Media sejam lançados em 3D, em prazo de 10 anos.

A estréia de "Chicken Little", produzido pela Disney com o sistema Real D, obteve rendimento duas ou três vezes superior à média de bilheteria das salas convencionais. O filme foi lançado em novembro de 2005, em cerca de 80 salas equipadas para exibir filmes 3D, além das salas convencionais.

Reuters

Busque outras notícias no Terra