inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Google agora pesquisa novas tendências todos os dias

22 de maio de 2007 11h31 atualizado às 12h16

A arte de detectar tendências vai ficar mais científica a partir de terça-feira, quando o Google Inc., dono do maior mecanismo de buscas da Internet, apresenta um serviço que monitora as pesquisas que mais crescem.

O Google Hot Trends combina elementos do Zeitgeist e do Trends ¿ dois produtos já existentes do Google para revelar hábitos de busca na rede, mas só num retrospecto feito com dados de semanas antes.

O Hot Trends, uma lista das 100 tendências de busca que mais crescem, será atualizado várias vezes por dia, usando dados de milhões de buscas feitas no Google até uma hora antes de cada atualização, segundo a empresa. "Há fatos acontecendo o tempo todo, dos quais a maioria de nós não estamos cientes", disse em entrevista Amit Patel, engenheiro de software responsável pelo Hot Trends e um dos funcionários mais antigos do Google Inc.

Com esse serviço, será possível ver a busca por uma frase de impacto dita no Congresso dos EUA ou o nome de uma canção popular no programa "American Idol". Há anos o Google compila listas dos assuntos mais populares na última semana, mês ou ano, no chamado Zeitgeist.

O Hot Trends funciona mais como uma fotografia do que está na cabeça das pessoas ¿ pelo menos no que diz respeito às buscas feitas todos os dias pelo Google.

Cada resposta do Hot Trends traz não só links para sites possivelmente relacionados, mas também links para notícias e blogs, ampliando o contexto.

"Depois que descobrimos que tendências são interessantes, os usuários vão querer saber por que são importantes", disse Patel. "Estamos ajudando a encontrar uma explicação. Há alguma investigação que tem de ser feita pelo usuário." O Hot Trends (http://www.google.com/trends) também avisa quando há "linguagem inadequada" ou pornografia em seus resultados.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.