inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Como converter vídeos com legenda para o iPod

VLC é um dos tocadores e conversores de vídeo mais versáteis encontrados na web. E é grátis.. Foto: Reprodução

VLC é um dos tocadores e conversores de vídeo mais versáteis encontrados na web. E é grátis.
Foto: Reprodução

Os iPods de quinta geração, capazes de tocar vídeo, já são bastante populares, mas o que muita gente não sabe é como colocar os filmes para assistir nos aparelhos. O programa VLC, que é software livre e está disponível para quase todos os sistemas operacionais e línguas, é capaz de fazer esta conversão e colocar legendas.

Veja outros tutoriais:
» Utilize as cores dos grandes mestres em suas fotos
» Conheça e evite os 25 erros mais comuns em e-mails

O VLC talvez não seja o melhor ou o mais rápido programa para converter vídeos, mas tem muitas vantagens. O programa é grátis, fácil de usar e toca muitos tipos de vídeo, tendo poucas limitações. Se o VLC reproduz o vídeo, ele pode ser convertido.

1) Baixe e instale o VLC
No site videolan.org você pode baixar o programa para quase qualquer sistema operacional. Depois, basta instalar.

» Baixe aqui o VLC

2) Abra o programa
Abra o VLC e certifique-se de que a função de repetição não está ativada. Se estiver, o aplicativo vai fazer um arquivo infinito com repetições do vídeo.

3) Abra o arquivo
Vá em Arquivo -> Open File e uma janela se abrirá. Nesta janela, ao lado de Open, clique em Navegar e encontre e selecione o vídeo que deseja converter.

Mais abaixo, dentro do quadro Opções Avançadas, selecione Stream/Save e clique em Configurações. Uma nova janela se abrirá, chamada de Stream de Saída.

Opcionalmente, se quiser utilizar legendas, selecione Utilizar arquivo de legendas (que deve ser baixado de algum site especializado), aperte em Navegar e encontre o arquivo de legendas. Vá em Advanced Settings e em Codificação de Legendas, selecione ISO-8859-1. No Relative font size, é melhor colocar Grande, para facilitar a leitura na pequena tela do tocador.

4) Stream de Saída
Dentro do quadro Outputs, selecione Arquivo e na caixa ao lado, digite o nome do arquivo que deseja criar. Certifique-se de que o arquivo tenha a extensão .mp4 (Ex.: meuvideo.mp4).

No quadro Método de encapsulação, selecione MP4.

Em Opções de transcodificação, marque Codec de vídeo e selecione h264. Na caixa ao lado, a Taxa de Bits deve ser 768. Marque também Codec de audio e selecione mp4a. A Taxa de Bits neste caso deve ser 96.

Caso um arquivo de legendas seja utilizado, selecione Subtitles overlay.

Antes de clicar em OK, é importante adicionar um texto no Target, lá em cima. Insira width=320,canvas-height=240, logo depois de #transcode{. De modo que o início fique assim: :sout=#transcode{width=320,canvas-height=240,vcodec=h264 (...).

Agora sim, clique em OK. Aperte OK também na outra janela.

5) Conversão
A conversão deve começar automaticamente. Agora é só esperar o mostrador chegar no final.

6) Problema
Dependendo do tipo de arquivo a ser convertido, às vezes o iTunes não permite que ele seja copiado para o iPod, apesar de aceitar incluí-lo na sua biblioteca. Para solucionar este problema, basta, dentro do iTunes, clicar no vídeo com o botão direito e selecionar Convert selection for iPod.

Redação Terra