inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Google inova com visão de rua em serviço de mapas

30 de maio de 2007 14h24 atualizado às 14h33

Nova função mostra uma visão, ao nível do chão, em 360º do local indicado. Foto: Reprodução

Nova função mostra uma visão, ao nível do chão, em 360º do local indicado
Foto: Reprodução

A Google acrescentou ao seu serviço Google Maps, que possui mapas de diversas cidades do mundo, um recurso ainda mais interessante que a já famosa visão por satélite: visões das ruas.

» Veja a imagem ampliada
» Google permite que usuários criem os próprios mapas
» Usuários encontram superzoom em Google Maps

Agora, quando um usuário procura determinadas ruas de algumas cidades americanas, é possível vê-las fotografadas de diferentes ângulos, além de se mover por ela como se estivesse se movimentando pela rua real.

Segundo o site O'Reilly Radar, a novidade é fruto de uma parceria com a companhia Immersive Media, que possui uma câmera de onze lentes dispostas radialmente capaz de fotografar, em alta resolução, imagens das ruas nas onze diferentes direções. A empresa anteriormente vendia seus serviços apenas para engenheiros e companhias de segurança.

Cada pixel da imagem recebe a chamada "geotag", etiqueta que identifica um objeto no espaço, o que facilita sua localização e cadastramento no mapa. Atualmente apenas Denver, Las Vegas, Miami, Nova York e São Francisco (inlcuindo, obviamente, a região de Mountain View, sede da Google) estão disponíveis no catálogo, mas espera-se que outras localizações apareçam em breve, embora ainda não haja qualquer palavra quanto a trazer a tecnologia para cidades de fora dos Estados Unidos.

Embora interessantíssima seja a nova facilidade, alguns já começam a se preocupar com o poder da Google. Larry Dignan, da ZDNet, diz que cada vez mais tem a sensação de estar sendo monitorado pela Google e cita como exemplos a compra de empresas de anúncio, serviço de cartão de crédito, poderoso sistema de emails e planilhas e documentos.

Para avaliar um exemplo da tecnologia em ação, basta acessar o atalho dtmurl.com/am7.

Magnet
Magnet