inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Novo microfone para celular neutraliza qualquer ruido externo

11 de julho de 2007 09h27 atualizado às 13h44

Três pesquisadores do instituto tecnológico israelense de Haifa, o Technion, inventaram um novo microfone para telefones celulares capaz de neutralizar qualquer barulho externo que possa atrapalhar uma conversa, por mais alto que seja.

O novo microfone, produto de uma pesquisa feita pelos técnicos Moti Segev, Zvi Katz e Rami Aharoni, da Faculdade de Física Aplicada, pode neutralizar ruídos tão altos como o de um estádio cheio e permitir uma conversa absolutamente limpa.

"O conceito básico do microfone é inspirado na identificação óptica das oscilações acústicas no corpo humano durante uma conversa", afirma Segev ao jornal Maariv. Segev explica que, "quando falamos, o que ocorre na realidade é que ouvimos nós mesmos pela propagação da voz pelos ossos da cabeça".

O novo microfone detecta as pequenas vibrações acústicas nos ossos e as identifica como o som que deve ser transmitido pelo aparelho. Se o barulho exterior não for do corpo, é rejeitado pelo filtro.

Segundo o jornal, o microfone patenteado pelos pesquisadores pode ser muito prático em fábricas barulhentas, em situações de conflito armado, eventos esportivos ou shows. E, indiretamente, pode resolver o incômodo que representa para muitos falar pelo celular enquanto trabalham em casa, rodeados de crianças.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.