inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Wikipédia aponta erros na Enciclopédia Britânica

24 de julho de 2007 12h57 atualizado às 14h29

Após críticas ferrenhas à exatidão dos dados da enciclopédia virtual gratuita Wikipédia, os voluntários do portal aberto a qualquer edição resolveram encontrar falhas na Enciclopédia Britânica, uma das mais importantes do mundo. A iniciativa foi noticiada no Slashdot, que traz um link para a página de erros, que pode ser acessada mais facilmente pelo atalho snurl.com/1oozm.

A página aberta diz que alguns erros já foram corrigidos na versão online da Britannica, e afirma também que a lista não deve ser levada muito a sério como comparação: "É apenas um pouco de diversão. Não quer dizer que uma enciclopédia seja melhor que outra".

Cada visitante é convidado a notificar erros que encontrar, citando precisamente o artigo em questão e inserindo número de edição; o nome e ano da edição em CD/DVD; ou ainda a URL e data de acesso caso o problema tenha sido encontrado na versão online da enciclopédia.

O site The Inquirer explica que foram encontrados apenas alguns pequenos erros, quando na verdade a página na Wikipédia é longa e está repleta de falhas encontradas na Britannica, apesar de muitos deles não estarem claramente documentados.

O Inquirer ainda informa que a atitude é vil, já que muitas das páginas da Wikipédia teriam sido retiradas da edição de 1911 da Enciclopédia Britânica, que está fora de copyright e pode ser encontrada, completa, em 1911encyclopedia.org.

Magnet
Magnet