inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Estudante que traduziu Harry Potter na web é preso

08 de agosto de 2007 09h29 atualizado às 10h41

A polícia francesa prendeu um estudante secundarista suspeito de ter publicado na Internet sua tradução própria do último livro da série "Harry Potter", semanas antes do lançamento oficial da edição francesa do livro, informou um jornal na quarta-feira.

» Fã traduz e põe na web novo Harry Potter
» Série Harry Potter dá origem a mundo paralelo na Internet
» Hacker publica suposto final de novo Harry Potter

O jornal Le Parisien informou que um estudante de 16 anos da região de Aix-en-Provence, no sul da França, foi detido depois da divulgação na web de uma tradução dos três primeiros capítulos do livro, poucos dias depois do lançamento da obra em inglês, no final de julho.

"A polícia que combate falsificações descobriu o caso e entrou em contato com o advogado de J.K. Rowling", disse uma representante da editora Gallimard, responsável pelas edições francesas dos livros da série Harry Potter.

Não foi possível ouvir as declarações da polícia sobre o caso. A versão oficial francesa de "Harry Potter and the Deathly Hallows" tem lançamento previsto para 26 de outubro. De acordo com a porta-voz da editora, o tradutor ainda está trabalhando sobre o texto.

O sétimo capítulo da saga de Harry Potter é o livro mais rapidamente vendido da história, dizem seus editores. Cerca de 11 milhões de exemplares do livro em inglês foram vendidos nas primeiras 24 horas após o lançamento. Muitas livrarias francesas estão vendendo o livro em inglês antes do lançamento da versão francesa.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.