inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Contas imensas do iPhone irritam usuários

25 de agosto de 2007 11h18 atualizado às 14h49

Mike Brophy publicou esta foto em seu blog: sua conta tinha mais de 60 páginas.. Foto: The New York Times

Mike Brophy publicou esta foto em seu blog: sua conta tinha mais de 60 páginas.
Foto: The New York Times

Quando Justine Ezarik, que opera um blog em vídeo em Pittsburgh, percebeu a chegada de uma caixa da AT&T em meio à sua correspondência, duas semanas atrás, ela imaginou que estivesse recebendo como brinde um acessório para seu novo iPhone. Mas o que encontrou lá dentro foi uma conta telefônica de 300 páginas, detalhada de maneira irritante.

» 'Experimente' o iPhone
» Novos acessórios para
iPhone

» Saiba mais sobre o lançamento do iPhone

Ezarik, 23, gravou um vídeo de um minuto de duração que a mostra folheando a imensa conta, e o postou no YouTube e outros sites de vídeo, em 13 de agosto. Desde então, o vídeo foi assistido mais de três milhões de vezes.

Nas últimas semanas, os usuários de iPhones têm se divertido ou irritado, a depender da pessoa e da situação, com o imenso volume - semelhante ao de um romance - das contas que estão recebendo da AT&T.

O motivo para o tamanho das contas é que a AT&T lista não só cada telefonema mas cada detalhe sobre mensagens de texto e transferências de dados via Internet. A menos que receba instruções em contrário do assinante, a empresa envia contas detalhadas a todos os seus usuários.

Quarta-feira, em resposta às queixas de Ezarik e dezenas de outras pessoas, a divisão de telefonia móvel da AT&T enviou mensagens de texto a todos os seus usuários de iPhones para informá-los de que passaria a enviar contas resumidas, de agora em diante.

Na tarde de quarta-feira, iPhones em operação em todo o território dos Estados Unidos estavam recebendo a seguinte mensagem de texto: "Estamos simplificando sua conta em papel, removendo os itens detalhados. Para acesso a todos os detalhes, procure o site http://www.att.com/mywireless. E, se você ainda deseja uma conta plenamente detalhada em papel, ligue para 611".

Em 28 de setembro, os clientes dos serviços de telefonia móvel AT&T receberão contas resumidas. E quaisquer clientes que façam alterações em contas existentes, como o acréscimo de uma segunda linha, também começarão a receber as versões resumidas.

Os clientes que optarem por receber contas detalhadas em papel pagarão US$ 1,99 ao mês pelo serviço, por linha que detiverem. Um porta-voz da AT&T, Mark Siegel, disse que os clientes poderiam optar por receber contas eletrônicas, e que as contas resumidas estariam disponíveis online para que eles verificassem suas atividades.

"É uma bobagem", disse Mike Brophy, proprietário de uma produtora de software perto de Seattle. Ele postou um dos itens de sua conta em seu blog. "Na minha conta, 95% dos itens são transferências de dados de um kilobyte, páginas e páginas delas, cada uma das quais com custo zero".

Brophy também não apreciou o volume de papel envolvido. "Minha conta provavelmente pesava um quarto de quilo", disse. "Imagine quanto combustível tem de ser gasto para distribui-las. É um verdadeiro desperdício, para não mencionar a sobrecarga de informações".

Ezarik, que aponta que a AT&T gastou US$ 7,10 com o envio de sua conta, recebeu a mensagem de texto na quarta-feira. Ela disse que planeja usar contas eletrônicas, de agora em diante. "Parece que eles se tocaram", afirma.

Siegel disse que a AT&T planejava há meses adotar as contas resumidas como padrão, e que decidiu agir agora em parte como resposta aos protestos dos usuários. "Devido ao alto uso de dados que vimos de boa parte dos usuários de iPhones e às contas potencialmente volumosas que isso pode causar, decidimos que fazia sentido adotar agora essa mudança".

The New York Times
The New York Times