» Celular mede a taxa de glicose do usuário
» Uso de celular em hospitais traz riscos à saúde
» Chat: tecle sobre a notícia
De acordo com o site de notícias da universidade norte-americana, o aparelho usa emissões de ultra-som de alta intensidade para localizar e reparar possíveis perfurações nos pulmões de pacientes. Atualmente, esse tipo de lesão interna, muito comum em vítimas de acidentes automobilísticos, não pode ser solucionado sem intervenção cirúrgica.
O artigo publicado no site diz que os físicos ainda estão céticos sobre como o tricorder funcionará na prática, já que o pulmão é um conjunto de cavidades para a passagem do ar, e o ar bloqueia a transmissão do ultra-som. Mas experiências recentes mostram que a terapia de ultra-som conseguiu curar a superfície do pulmão, onde as lesões costumam ocorrer.
"Ninguém nunca viu o tratamento de pulmões com ultra-som, mas os resultados são realmente impressionantes", comemorou o mestre em bioengenharia da UW, Shahram Vaezy, ao mesmo tempo em que alertou que o projeto está em fase inicial e a técnica ainda não foi testada em humanos.
Outro tricorder, capaz de capaz de medir pressão sangüínea, temperatura, nível de oxigênio e açúcar no sangue, além de fazer um eletrocardiograma completo, está sendo desenvolvido com o objetivo de atender, a baixo custo, pacientes de comunidades pobres ao redor do mundo.
O projeto, capitaneado pelas universidades de Michigan, nos Estados Unidos, e de Ciências e Tecnologia de Huazhong, na China, é um dos finalistas da edição deste ano do concurso Mondialogo Engineering Award (link tinyurl.com/23dqv3), promovido pela Unesco e pela empresa alemã DaimlerChrysler. No site do concurso é possível saber mais detalhes sobre o projeto e até visualizar um protótipo do tricorder.
Magnet
12h04 » Top 10: os gadgets mais bizarros que você já viu
18h15 » China planeja Olimpíadas de robôs para 2010
10h24 » Editora brasileira lança versão de livros para Kindle