inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Wikipédia bane loja após alterações indevidas

09 de setembro de 2007 11h13

Os funcionários da loja virtual Overstock.com foram impedidos de editar qualquer entrada na Wikipédia, após o diversas alterações indevidas do conteúdo da enciclopédia e spam.

David Gerard, que há muito tempo trabalha na equipe administradora da enciclopédia virtual, que tem como atrativo poder ser livremente editada, explicou que entre as motivações do banimento da faixa de endereços IP da Overstock.com estão spam, edição irregular e tentativa de intimidação dos administradores do serviço.

"Eu sugiro fortemente que não desbloqueiem esta faixa sob quaisquer circunstâncias", recomendou Gerard no fórum de administradores.

A briga entre Judd Bagley, diretor da Overstock.com, e a Wikipédia já é antiga. O blog O-Smear, que aborda apenas campanhas online de difamação, traz diversas informações sobre as ações de Bagley, entre elas a perseguição de um usuário e a criação de múltiplos usuários de identificação.

Em seu blog, o jornalista investigativo Gary Weiss cita que parece que a Wikipédia se cansou dos abusos e spams da companhia, e que agora Bagley precisará acessar a rede em cibercafés caso queira continuar suas ações.

Para Weiss, embora incomum, tornar uma companhia inteira como "persona non grata" não é sem precedente. O site Tech.Blorge afirma, contudo, que a Wikipédia já baniu firmas de relações públicas e países inteiros, o que torna a ação menos incomum.

A ferramenta WikiScanner, lançada por um estudante e que associa endereços IP às suas companhias ou instituições, derrubou a anonimidade nas inserções, o que dificulta a ação de empresas que utilizavam a Wikipédia como ferramenta para divulgar informações de acordo com seus próprios interesses.

Magnet
Magnet