inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Fabricantes de celular decidem padronizar carregadores

30 de setembro de 2007 12h39

O fórum Open Mobile Terminal Platform (OMTP), dominado por operadoras e que inclui fabricantes como Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e LG, anunciou que seus membros concordaram em ter o micro USB como padrão em seus carregadores em um futuro próximo, informou o site CNet.

» Celulares têm usos irreais no cinema e na TV
» Conheça o Terra Celular

A decisão traz um grande impacto positivo para os usuários de telefones móveis em todo o mundo, já que com a adoção do novo padrão, os consumidores que trocam freqüentemente de celular não serão mais forçados a colecionar carregadores usados produzidos por diferentes fabricantes, podendo usar o mesmo carregador em diversos aparelhos.

"Estamos adiantando o inevitável", avaliou o diretor técnico da OMTP, Nick Allott, ao site CNet, ressaltando que o governo chinês recentemente escolheu o micro-USB como o futuro padrão nacional para carregadores de celulares.

O site Boing Boing ressalta ainda que a decisão pode ter sido motivada principalmente por razões ambientais, lembrando que a diretriz Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE), da União Européia, tornou os fabricantes responsáveis por coletar e reciclar seus carregadores, custo que poderá ser minimizado com a padronização dos equipamentos.

"Isso é mais barato para os fabricantes, além de resultar em caixas menores e menos pesadas, que reduzirão os custos de transporte e armazenamento, entre outros. Trará benefícios para todos", avaliou o analista de telecom Dean Bubley.

Além disso, os fabricantes poderiam cortar ainda mais custos ao não ter que incluir mais o carregador na venda dos novos celulares, lembrou o site Daily Tech.

O documento da OMTP pode ser lido na íntegra, em inglês, no endereço tinyurl.com/36vahr.

Magnet
Magnet