
Atualizada às 18h35 Segundo a empresa Gartner e Strategy Analytics, somente em 2007 foram vendidos mais de um bilhão de celulares, uma alta de 17% em um ano, com o grupo finlandês Nokia detendo cerca de 40% do mercado, seguido pela Motorola e pela Samsug.
O segmento que registra um verdadeiro "boom" é o dos telefones "inteligentes", os "smartphones", verdadeiros computadores de bolso, que misturam telefone, internet, e-mail, agenda eletrônica, câmara de fotos e reprodução de música e vídeos.
Segundo as empresas Canalys e IDC, as vendas mundiais de smartphones deverão alcançar os 100 milhões em 2007, cerca de 10% dos celulares vendidos este ano.
As vendas deverão continuar em disparada, quase dobrando a cada ano: mais de um bilhão de smartphones deverão ser vendidos desse ano até 2010-2012, substituindo pouco a pouco os telefones celulares clássicos.
O mercado foi sacudido recentemente pelo IPhone, da Apple, que com seu belo design atraiu novos consumidores para esse tipo de celular, que até agora tinha a fama de ser difícil de utilizar. Esse recurso também foi utilizado pelos rivais, como os BlackBerry do grupo canadense Research in Motion e os últimos modelos dos grupos Nokia, Palm ou Motorola.
AFP
20h10 » Jovem destrava iPhone 3G S para qualquer aplicativo
12h03 » Vítimas de roubos de iPhones em NY contra-atacam com tecnologia