inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Espanhóis inventam avião-helicóptero sem piloto

14 de novembro de 2007 16h08 atualizado às 17h45

Veículo, que não tem piloto, deve operar ativamente em 2010. Foto: Divulgação

Veículo, que não tem piloto, deve operar ativamente em 2010
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial da Espanha (Inta) apresentou hoje a primeira aeronave do mundo híbrida de avião e helicóptero sem piloto, que irá operar ativamente em 2010 e foi concebida para a vigilância de fronteiras e litorais.

» Estudante nigeriano constrói helicóptero de sucata
» Empresa planeja avião de espionagem sem piloto
» Polícia da Grã-Bretanha lança robô-espião aéreo
» Chat: tecle sobre a notícia

Em declarações, o pai do projeto, o engenheiro aeronáutico Manuel Mulero, afirmou que o Helicóptero Adaptativo Avião (Hada) será a primeira aeronave capaz de mudar seu formato durante o vôo, decolando e aterrissando como helicóptero, mas também podendo desdobrar asas e voar horizontalmente como um avião.

Mulero assegurou durante o Congresso Internacional sobre Aviões Não Tripulados (UAV), realizado em Madri até sexta-feira, que, caso tudo corra bem, o projeto Hada representará um "grande impulso para a Espanha", já que seu projeto poderá ser aplicado futuramente em vôos tripulados.

O projeto Hada conta com financiamento de US$ 17,4 milhões e ficará em fase de testes até meados de 2008, quando se espera que entre em fase operacional.

Seu criador explicou que o aparelho irá tornar possível um vôo de cruzeiro de "alta eficiência" em menos tempo e com menos um terço de combustível atualmente necessário para tal tarefa.

Além disso, o Hada, cujo primeiro protótipo suporta uma carga de até 150 quilos e tem autonomia de até 6 horas de vôo, poderá ser empregado, por exemplo, no combate ao contrabando, ao tráfico de armas e à infiltração de terroristas, motivo pelo qual já tem sido alvo da atenção de instituições da Defesa espanhola.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.