
Atualizada às 13h12
» Receba notícias por e-mail
» Receba notícias por RSS
» Mande fotos e relatos
» Participe dos fóruns
» Troque idéias no Chat
» Envie sua mensagem
A Universal, maior grupo mundial de música, e a maior fabricante mundial de celulares, Nokia, anunciaram na terça-feira que oferecerão acesso gratuito por 12 meses ao conteúdo musical da gravadora para todos os compradores de celulares musicais da empresa finlandesa a partir do segundo semestre de 2008.
"Acredito que o anúncio deve servir como catalisador para que diversos parceiros de negócios se apresentem. Isso definitivamente estimulará os negócios no próximo ano", disse Rob Wells, vice-presidente sênior de operações digitais da Universal. A Universal é controlada pelo grupo francês de mídia Vivendi.
A promoção "Comes With Music" será diferente de qualquer outra oferta atual do mercado, já que os usuários poderão ficar com toda a música que baixarem gratuitamente durante o período de 12 meses, anunciaram as duas empresas.
"Essa é a maneira pela qual os consumidores comprarão música no futuro. Trata-se de um passo à frente, na direção em que acreditamos que o setor deve avançar dentro de dois ou três anos", disse Wells.
"Estamos caminhando para um mundo de acesso. Os consumidores terão acesso a toda a música gravada disponível, ao preço do aparelho, ou do serviço, ou do acesso em banda larga."
Wells se recusou a comentar sobre o aspecto financeiro da transação com a Nokia, mas disse que "sem que houvesse dinheiro suficiente para a maior gravadora do mundo, não teríamos concordado com a transação".
A indústria da música enfrenta dificuldades durante a transição do formato CD para o meios digitais.
"A maior questão que o setor de música tem de enfrentar é que existe grande número de aparelhos sendo produzidos e vendidos a consumidores a cada dia e baixa proporção deles termina usada para downloads legítimos posteriormente", disse Wells.
Reuters
20h10 » Jovem destrava iPhone 3G S para qualquer aplicativo
12h03 » Vítimas de roubos de iPhones em NY contra-atacam com tecnologia