inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Artistas criam imagens "do ponto de vista de Deus"

15 de dezembro de 2007 12h27 atualizado às 13h15

Moses  mostra a visão da travessia do Mar Vermelho, quando Moisés ordenou que as águas se abrissem. Foto: Glue Society/Reprodução

Moses mostra a visão da travessia do Mar Vermelho, quando Moisés ordenou que as águas se abrissem
Foto: Glue Society/Reprodução

Imagens de satélite, como as do Google Earth, foram usadas por um grupo de artistas num projeto que reproduz acontecimentos bíblicos "do ponto de vista de Deus", isto é, vistos de cima. O projeto é do Glue Society, um coletivo de artistas formado em 1998, baseado em Sydney (Austrália) e em Nova York, que aglutina escritores, designers e diretores de arte e de cinema.

» Veja mais fotos
» Internautas recriam monumentos em 3D na web
» Arte na web combate pena de morte a menores no Irã
» Artista transforma ligações telefônicas em bordados

O projeto God's eye view" (que pode ser traduzido como "do ponto de vista de Deus"), foi criado a partir de imagens de satélite modificadas no computador, e foi exibido em dezembro na Miami Art Fair, uma das mais importantes feiras de arte contemporânea. Eden mostra o Paraíso onde viviam Adão e Eva; Cross apresenta a cena da crucificação de Cristo; em Moses vê-se a separação das águas do Mar Vermelho e Ark mostra a Arca de Noé em pleno dilúvio.

Criado por Gary Freedman e Jonathan Kneebone em 1998, o grupo se destaca pelos trabalhos nada convencionais em TV e publicidade, tendo ganhado já diversos prêmios. Segundo a Business Week, o grupo é "especialista em criar conteúdos que escapam à propaganda tradicional".

Em 2004, por exemplo, criaram um comercial para a cadeia Burguer King para anunciar dois novos tipos de sanduíches à base de frango, mostrando dois homens (vestidos de frango) se enfrentando em uma luta. O site criado para que o público votasse no frango vencedor teve mais de dez milhões de acesso.

Redação Terra