
Atualizada às 10h53
» Site de busca oferece serviço de pesquisa via celular
» Buscar o próprio nome na web é cada vez mais comum
» Serviço online faz busca por tipos sangüíneos raros
Ter uma pessoa - e não um serviço automatizado - para responder suas perguntas enquanto você está por aí na rua é chamativo em um grande número de ocasiões: encontrar uma receita de pudim de banana, resolver uma disputa sobre alguma dúvida, localizar uma pizza de qualidade em uma vizinhança.
Desde que uma resposta possa ser encontrada online, ChaCha promete que um "guia" responderá a pergunta em uma média de três minutos para quem enviar mensagem para 242242, nos Estados Unidos. Algumas perguntas mais complicadas podem levar até 10 minutos para serem respondidas.
Com exceção de alguns detalhes, ChaCha funciona como anunciado desde o lançamento no dia 3 de janeiro. Quando perguntado sobre uma receita de bolo de carne, a resposta foi recebida em quatro minutos. Perguntas como "Qual o nome do meio de Scott Baio?", foram respondidas em dois minutos: "Scott Vincent Baio nasceu em 1961".
Por enquanto, Chacha é grátis, mas a empresa tem planos de cobrar de US$ 5 a US$ 10 por mês, depois de 10 perguntas gratuitas. O serviço de SMS do Google não é cobrado, mas busca apenas informação automatizada, como números de telefone, cotação da bolsa, conversão monetária e o clima.
A sede do ChaCha é em Carmel, Estado de Indiana e possui cerca de 5 mil "guias" em todo o país, e a empresa garante que pelo menos 10% estão logados a qualquer hora. Os funcionários são freelance e podem se logar a hora que quiserem.
O presidente e fundador do ChaCha, Scott Jones, disse que a base de trabalhadores pode ser dramaticamente elevada em um curto prazo, se necessário. A maior parte dos guias são estudantes, pais que ficam em casa ou aposentados. Eles são pagos por resposta e trabalham na escala que preferirem.
A curto prazo, ChaCha planeja dividir o que recebe com as empresas de telefone, apesar de Jones não divulgar detalhes e nenhuma operadora ter concordado em uma estrutura de cobrança.
A longo prazo, Jones espera eliminar a mensalidade e receber dinheiro através de publicidade. A empresa também vai lançar um serviço ativado por voz no decorrer de 2008.
AP
20h10 » Jovem destrava iPhone 3G S para qualquer aplicativo
12h03 » Vítimas de roubos de iPhones em NY contra-atacam com tecnologia