Inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI) disseram aos organizadores da Olimpíada de Pequim que o acesso à Internet deve ser aberto durante os Jogos. A Internet é frequentemente censurada na China, mas o país se comprometeu com o "contrato de cidade-sede", que estabelece que deve-se dar aos cerca de 30 mil profissionais de imprensa que cobrirão os Jogos a mesma liberdade que receberam em Olimpíadas anteriores.
» Pequim 2008: saiba tudo sobre as Olimpíadas
"Nesta manhã, discutimos e insistimos de novo... que a Internet será aberta o tempo todo durante a Olimpíada", disse o vice-presidente da comissão de coordenação do COI, Kevan Gosper, a repórteres.
"Nas últimas semanas, houve críticas quanto às restrições na Internet durante os eventos relacionados ao Tibet, mas os Jogos ainda não começaram".
"Nossa preocupação é que, durante os Jogos, a imprensa possa operar da mesma forma que atuou em edições anteriores", acrescentou Gosper, durante as inspeções aos preparativos para o evento, que acontece entre 8 e 24 de agosto.
"Estou satisfeito, porque os chineses entenderam essa necessidade e vão fazer isso."
O australiano, que também é chefe do Comitê de Imprensa do COI, disse que bloquear a Internet durante os jogos "daria uma projeção muito pobre" ao país-sede, mas confia que os chineses cumpram as obrigações estabelecidas pelo acordo.
"Eles têm um comprometimento enorme e mudaram extensivamente sua legislação para permitir a atuação da imprensa internacional nos Jogos", disse.
"Em relação a todas as questões que foram motivo de preocupação, eles cumpriram o acordo, então não vemos nenhuma razão para não fazerem isso agora", acrescentou.
Novas leis aliviaram as restrições à mídia internacional a partir de 1o de janeiro do ano passado, mas terminam em outubro deste ano.
De terça a quinta-feira, a Comissão de Coordenação vai fazer a décima e última série de reuniões com os organizadores de Pequim.