inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Hospital divulga fotos de 1ª cirurgia robótica no Brasil

01 de abril de 2008 15h22 atualizado às 18h06

Robô é posicionado sobre o corpo do paciente. Foto: Sérgio Arap/Divulgação

Robô é posicionado sobre o corpo do paciente
Foto: Sérgio Arap/Divulgação

O Hospital Sírio-Libanês (HSL), que realizou no último domingo a primeira cirurgia com o robô cirúrgico Da Vinci, divulgou hoje fotos do procedimento, realizado pelo urologista Miguel Srougi. As fotos foram tiradas pelo doutor Sérgio Arap, também urologista do HSL, e mostram o robô em ação.

» Veja mais fotos do robô
» Como funciona o robô?
» Robô cirurgião estréia no Brasil
» Opine sobre o assunto

O doutor Anuar Mitre, urologista do hospital, realizou a segunda operação. Ambas foram bem-sucedidas, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital.

A vantagem da cirurgia robótica para o paciente é uma recuperação mais rápida, menos dor e menor perda de sangue, já que os cortes feitos por um equipamento como o Da Vinci são menores que um centímetro. Como a precisão é maior em relação aos métodos cirúrgicos convencionais, o risco de infecção hospitalar também é reduzido.

A instituição lança hoje o primeiro centro de treinamento e desenvolvimento de cirurgia robótica em sistema Da Vinci na América Latina. Com previsão de treinar 450 profissionais brasileiros e de outros países, até o final deste ano, o HSL adquiriu um segundo robô cirúrgico, para uso em aulas.

Redação Terra