inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Cresce ameaça de hackers em sites confiáveis

09 de abril de 2008 10h29

Usuários de mecanismos de busca e sites de relacionamento estão mais expostos a vírus e a códigos maliciosos, segundo um relatório de segurança online divulgado pela Symantec nesta terça-feira, em São Francisco.

Se antes o comportamento mais comum dos hackers era usar e-mails com anexos para direcionar as vítimas a sites infectados por vírus, agora eles estão instalando seus próprios links em sites confiáveis. A maior parte dos ataques destina-se a roubar dados do usuário ou possibilitar ataques maiores através dos contatos de redes de relacionamento.

Os alvos mais freqüentes destes ataques são mecanismos de busca, direcionando usuários para sites com malware; browsers; redes de relacionamento social, especialmente através de comentários no perfil do usuário; e calendários, na forma de convites personalizados.

Ao todo, a Symantec detectou 711.912 ameaças no ano passado, um crescimento significativo em relação às 125.243 ameaças registradas em 2006.

Segundo análise do jornal USA Today, essa mudança no comportamento dos hackers traz muito mais prejuízo do que a perda de dados dos usuários. Quanto mais as vítimas são prejudicadas, menor é sua confiança em sites legítimos.

Redação Terra