inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Grupo cria sites falsos, rouba R$ 8 mi e viaja ao RJ

11 de abril de 2008 12h30 atualizado às 12h46

Um grupo esvaziou as contas de cerca de 2 mil clientes de vários bancos da Turquia e reuniu 6 milhões de novas liras turcas (cerca de 3 milhões de euros, equivalente a pouco mais de R$ 8 milhões). Parte desse montante, segundo informa a agência Ansa, foi utilizada em uma viagem para o Rio de Janeiro, durante o carnaval. O líder do grupo foi preso pela polícia turca.

» Cibercrime cresce como negócio alternativo
» Spammers abusam de redes sociais online
» Neozelandês de 18 anos é condenado por crimes na Internet
» Novo site traz informações atualizadas sobre fraudes online

O grupo era formado por 37 pessoas e liderado por Nejaj Kerimov, natural do Azerbaijão e formado em Direito. De acordo com o jornal turno Vatan, Kerimov é fluente em português, inglês, russo e turco. O jornal diz ainda que a polícia de Istambul prendeu, além de Kerimov, seu principal colaborador turco, Secki Isinay e sua namorada, a russa Stella Aktuna.

O grupo criou vários sites falsos na Internet, bastante semelhantes aos de grandes bancos da Turquia. Depois, enviou e-mails para milhares de clientes pedindo que eles atualizassem seus dados bancários, inclusive as senhas.

Assim, recebeu os dados de quase 2 mil usuários que, sem perceber, facilitaram o trabalho dos bandidos de transferir dinheiro de suas contas.

Redação Terra