inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Empresa européia desenvolve carro à prova de batidas

21 de abril de 2008 09h38 atualizado às 14h13

Uma empresa européia está empenhada em garantir a segurança do motorista, ao guiar seu carro pela rua, com um novo modelo de carro "à prova de morte". "Será o primeiro veículo à prova de colisão", afirma a Prevent, que está desenvolvendo o modelo e possui um orçamento de US$ 80 milhões para isso, noticiou o site Jalopnik.

De acordo com o site "Gizmodo", o carro não será como um tanque à prova de balas, mas contará com tecnologias avançadas que podem prever toda espécie de acidentes.

Entre essas tecnologias estão a "willwarn" (avisa o motorista sobre perigos que se encontram adiante), "saspence" (avalia velocidades e distâncias seguras), "lateralsafe" (mostra os "pontos cegos" do motorista) "maps&adas" (analisa o terreno através de satélites) e "apalaci e compões" (informa sobre velocidades e trajetórias de outros veículos e pedestres, em tempo real).

Todos esses são subprojetos que se unem em um só, como dito no site ScienceDaily. São tecnologias simples e baratas, já existentes e que, quando em conjunto, formam um enorme e qualificado sistema de segurança para veículos.

O sistema desenvolvido pela Prevent já está sendo testado nos veículos Volvo FH12, BMW 545i, Fiat Stilo, Alfa Romeo 156 e o Mercedes E350. Entretanto, os computadores de bordo que acompanham esses veículos ainda não estão evoluídos o suficiente para utilizar direito a tecnologia.

Magnet
Magnet