Hardware & Software

› Tecnologia › Hardware & Software

Hardware & Software

Sexta, 25 de abril de 2008, 17h19 Atualizada às 17h31

EUA: Argentina, Chile e Venezuela não protegem direitos autorais

O governo dos Estados Unidos incluiu hoje Argentina, Chile e Venezuela em sua lista de países que não protegem suficientemente a propriedade intelectual, e disse que fará pressão para que tomem medidas em relação a isso.

Os três países já apareceram no ano passado na "lista de fiscalização prioritária" elaborada pelo escritório da Representante de Comércio Exterior dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), Susan Schwab, que considerou que não adotaram ações apropriadas para serem retirados dela.

Segundo a USTR, os países nessa lista não garantem "um nível adequado" de proteção da propriedade intelectual ou acesso ao mercado por parte de pessoas que confiam neste direito.

O escritório assinalou que o governo iniciará contatos "particularmente intensos" com essas nações.

Lideram a lista "negra" China e Rússia, que a USTR criticou especialmente, seguidos por Índia, Israel, Paquistão e Tailândia.

Saíram este ano dessa categoria Egito, Líbano, Turquia e Ucrânia.

A USTR também incluiu 36 países em "um nível menor de fiscalização", entre os quais estão Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, México e Peru na América Latina, e Espanha.

EFE

Busque outras notícias no Terra