inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Criador da web diz que rede está na sua infância

30 de abril de 2008 23h15

Tim Berners-Lee  criou a WWW em 1989, na Suíça. Foto: Divulgação

Tim Berners-Lee criou a WWW em 1989, na Suíça
Foto: Divulgação

Para Tim Berners-Lee, ou melhor, Sir Tim Berners-Lee, considerado o criador da World Wide Web, a rede "ainda está na sua infância". Falando a respeito do 15º aniversário do lançamento oficial da web - em 30 de abril de 1993 -, ele disse que o futuro "vai colocar todos os dados do mundo na ponta dos dedos de cada usuário". A web, diz Berners-Lee, segundo a BBC, recém começa a ter suas possibilidades exploradas.

» "Pai da Internet" vê governos longe do controle da web
» Privacidade na Internet está ameaçada, diz sociólogo
» Cuba: jovens usam web e desafiam governo

"A rede tem sido uma ferramenta tremenda para as pessoas fazerem o bem, ainda que se possa encontrar muita coisa de mau nela", disse. Berners-Lee tem esperança de que um dia possa ver a web sendo usada para ajudar a conduzir a vida em nível global. "É excitante ver as pessoas construindo novos sistemas sociais, novas formas de governo, e espero que isso produza novas maneiras se trabalhar em conjunto que possamos usar para nos gerenciarmos como um planeta".

Para Berners-Lee, o desenvolvimento da rede pela colaboração de tantas pessoas pelo mundo é "uma experiência fantástica". Tornar livre o acesso à web foi vital para espalhar seu uso pelo mundo inteiro. Hoje, de acordo com a empresa de pesquisas Netcraft, há cerca de 165 milhões de sites no ciberespaço.

Redação Terra