notícias por e-mail   fale conosco  rss
Internet 10 anos


 

Celular & Wireless
Sexta, 9 de maio de 2008, 12h45 
Bluetooth em celulares abre brecha em privacidade
 
Enquete
Você usa a função Bluetooth?
Sim, uso bastante
Sim, mas só deixo ativado na hora de usar
Não, porque não vejo utilidade
Não, porque não sei usar

 Últimas de Celular & Wireless
» BlackBerry Bold é novo smartphone 3G no Brasil
» Palm lança novo smartphone para reanimar a marca
» Empresas fundem chips sem fio e plataformas
» Motorola anuncia dois novos celulares de baixo custo
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

O pesquisador Vassilis Kostakos, da Universidade de Bath, no Reino Unido, fez uma descoberta curiosa, que pode aumentar a preocupação quanto à conectividade de celulares mais modernos: é possível invadir a privacidade de seus usuários via Bluetooth.

» Dispositivo Bluetooth para celular impede assalto
» Grupos de privacidade querem lista contra rastreamento na web
» Serviço de fotos de rua reforça debate sobre privacidade
» Fórum: opine sobre o robô cozinheiro

O Bluetooth, tecnologia sem fio integrada em muitos telefones celulares, pode tornar o aparelho "rastreável" por qualquer pessoa equipada com um PC e um receptor específico.

De acordo com o site NewScientist, durante quatro meses Kostakos e sua equipe rastrearam as atividades de 10 mil cidadãos britânicos, analisando encontros feitos em bares, ruas e lojas.

O experimento mostra que a privacidade de qualquer usuário pode ser violada caso a função esteja ativada, um problema maior que os polêmicos chips RFID. "Se as pessoas estão preocupadas, devem desligar a função Bluetooth de seus telefones celulares", sugeriu.
 

Magnet